quinta-feira, 4 de agosto de 2016

ATLETISMO NAS OLIMPÍADAS DO RIO 2016. NOS RESTA TORCER

E aí, Corredor?!

Nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, serão abertos oficialmente Jogos Olímpicos do Rio 2016. A cerimônia de abertura acontece no mundialmente famoso Estádio do Maracanã, a partir das 19h.

O atletismo estreia nos Jogos no dia 12 de agosto. A primeira modalidade é o lançamento de disco e encerram as Olimpíadas, como tradicionalmente é realizado, no dia 21 de agosto com a Maratona.

E quais as chances do Brasil no Jogos do Rio 2016? Segundo os especialistas, poucas.

Apesar do recorde em número de atletas, 66, a maior quantidade já levada a uma edição dos Jogos Olímpicos - nada mais natural se levarmos em conta que a competição acontece no Brasil - nossas chances são mínimas. 

O nosso maior expoente hoje no esporte é Fabiana Murer, no salto com vara, que nas duas edições anteriores dos Jogos já trazia a chance de medalhas mas não conseguiu nada, apesar das ótimas participações no mundial, onde a atleta brasileira desponta como uma das principais competidoras.

No mais, mais nada. O 4x100 m feminino deu um alento ao conquistar uma medalha de prata na Liga Diamante, realizada no dia 22 de julho em Londres. Thiago Braz, também no salto com vara, também tem conquistado algumas edições de meeting de atletismo. Mas chance reais para o Brasil mesmo, nenhuma. 

Será uma surpresa se o país levar medalhas. A chance de o atletismo passar em branco no Brasil são grandes. 

A apoio até existe. Recursos foram destinados pelo o governo federal, apoio para participações em diversos intercâmbios internacionais aconteceram, algumas empresas privadas também incentivaram alguns atletas, um centro de treinamento foi inaugurado, apenas ano passado, competições internacionais foram trazidas para o Brasil.

Mas falta algo mais. Falta encontrar talentos, falta profissionalizar mais o esporte, falta ainda mais investimento em escolas e faculdades publicas e privadas para revelar novos nomes.

O último grande nome do Brasil em Olimpíadas, foi Maurren Maggi, campeã do salto em distância em Pequim em 2008.  

Para o Rio 2016, resta para todos nós torcer muito e para mim, que esta minha previsão não se confirme de maneira alguma e possamos sorrir com algumas conquistas de nossos atletas.

Boa torcida e boas passadas.

Nenhum comentário: