domingo, 19 de junho de 2016

CORRENDO 10K NO CIRCUITO DAS ESTAÇÕES


E aí, Corredor?!

Mais uma prova realizada. O segundo 10k do ano (o primeiro foi na Meia Maratona Caixa de Brasília), mais que fiz melhor. A diferença, com certeza, foi o melhor condicionamento já que, mesmo tendo feito mais caminhadas do que corridas como treino, tenho me mantido na ativa com mais regularidade.

O Circuito das Estações já é tradicional em Brasília e no Brasil. Começou com Circuito das Estações Adidas, patrocinador master por muito tempo e hoje tem o nome de Circuito das Estações Caixa, novo patrocinador master, que também, como já mencionei aqui, é o maior patrocinador das corridas de rua do país.

O local da prova, no entanto, nunca mudou: a Esplanada dos Ministérios, palco  de muitas corridas na capital federal. Com pistas largas e trânsito tranquilo no domingo, virou o local oficial de corridas de rua em Brasília. Ainda mais por que é o local da maioria dos cartões postais da cidade, por onde o percurso da prova passa (citando alguns: Catedral, Museu Nacional, Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty, Palácio da Justiça, STF, Palácio do Planalto).

Com certeza, nem mais de 3 mil corredores se fizeram presentes na prova. Um amor azul - cor da camiseta - invadiu o local. Mesmo sendo o mesmo percurso em muitos anos, por ser difícil ele atrai muita gente, até de fora de Brasília - vi corredores do Amapá, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. E este ano tinha a novidade dos 16 km nesta etapa de inverno, um aperitivo maior para os que já estão bem acostumados com o percurso.

Organização - com certeza, este é mudo dos pontos que atrai a galera para a corrida. A organização é impecável, sem problemas. Entrega do kit sem problemas, rápida. O kit é de boa qualidade, com camisetas com tecido tecnológico para rápida absorção e liberação do suor, a medalha bonita, com uma mascara Maori (tribo Neozelandesa) como símbolo. O único vacilo foi na largada, que demorou cerca de 10 minutos para acontecer. 

A única grande falha para mim continua sendo a distribuição do chip de cronometragem, que só acontece no dia da prova, antes da largada, e precisa ser devolvido o que, se não acontecer, pode incorrer em multa para quem perder o mesmo. Não canso de dizer que deveriam usar o chip descartável, tão corriqueiro hoje em dia.

Minha prova - continuo no processo de recondicionamento, depois de dois anos de irregularidade nos treinos. Sendo assim, minhas provas são tranquilas, sem exigir muito. Claro que coloco algumas metas, mas nada colocadas, como, hoje, correr os 10k em menos de uma hora, que consegui - fiz a prova em 56min48.

Como sempre, segurei nos primeiros 5 km de descida e, na subida, tive reserva de energia para seguir e conseguir atingir a meta de fazer em menos de 1h. A subida, claro, não foi fácil. Na virada dos 5k, penei um pouco, mas segui e dai, regulando mais o ritmo, segui até a chegada. Na descida, senti um pequeno desconforto na lombar esquerda, mas que acabou assim que comecei a subir - deve ter sido pelo terreno.

E hoje estreei meu novo acessório: palmilhas anatômicas, desenvolvidas para a minha pesada e para segurar o impacto do meu inseparável esporão calcâneo.

Ótima corrida, bela medalha e mais 10k na soma da quilometragem corrida. E vamos que vamos !!!

Boas passadas!

Nenhum comentário: