terça-feira, 19 de janeiro de 2016

"O QUE MUDA NO CORPO COM O ADEUS AO SEDENTARISMO"


E aí, Corredor?!

Nas últimas semanas, me deparei em minhas leituras normais e pesquisas para o E AÍ CORREDOR, com dois textos interessantes, ambos da O2.

O primeiro deles é o que originou o título deste post. Publicado em dezembro de 2015 no site O2 por Minuto, o texto traz algumas das várias vantagens que ocorre com o nosso corpo com a prática de um esporte regular, especialmente a corrida. Vou citar algumas aqui.

Um corpo sedentário, acostumado a trabalhar com pouco estímulo externo em forma de exercício, quando estimulado passa a ter a necessidade de se adaptar a uma nova realidade, a do movimento constante, e se vê obrigado a realizar diversas mudanças fisiológicas para suportar a nova realidade. 

Com o exercício, há um aumento do músculo cardíaco e de suas cavidades, tornando mais efetiva a saída do sangue para a circulação, o que favorece o trabalho de todo o corpo e deixa o coração mais forte. O exercício estimula, ainda, o crescimento de novos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

Após sair do sedentarismo, o cérebro passa a ter um fluxo intenso de sangue, o que funciona como um turbo para as células cerebrais. Com isso, elas trabalham mais e ficamos mais focados durante e após a atividade física. 

Há, ainda, um aumento na produção de neuro-hormônios e neurotransmissores, como a dopamina (sensação de prazer e bem-estar) e a serotonina, neurotransmissor conhecido por seu papel no humor e na depressão.

O organismo passa também a ser mais responsivo à insulina, favorecendo o desenvolvimento muscular. Produz, também, mais endorfina, eficaz no combate ao estresse, na melhora da memória, do bom humor, da disposição física e mental e do sistema imunológico.

Estas são algumas das melhorias ocorridas com o corpo após a prática regular de uma atividade física. O texto ainda traz outras. Clique aqui e leia a matéria completa no site.

Corroborando de certa forma com este texto está o artigo publicado pelo famoso preparador físico Nuno Cobra, um dos meus principais gurus neste mundo das corridas. Nuno publica artigos na Revista O2, sempre na última página e tenho muito prazer ao ler os texto do preparador que já treinou  Ayrton Senna.

Na edição de janeiro/fevereiro de 2016, o autor estimula o leitor a adicionar movimento å rotina diária. Em seu texto, cita Nuno Cobra: "Sabemos que somente o movimento nos resgata para a verdadeira vida, repleta de alegria, entusiasmo e felicidade" e acrescenta ainda que "a caminhada e posteriormente a corrida, pela sua forma tão simples e ao mesmo tempo tão profunda, possibilitam uma exuberância de viver. São eles que promovem a exigência em nosso cérebro de acionar a hipófise para que haja o derramamento em nossa circulação sanguínea dos extraordinários hormônios da felicidade".

Por isso, meus amigos, agradeço a Deus por me proporcionar a possibilidade de conhecer este esporte, que me estimula e me leva, mesmo em momentos de adversidade e mesmo contra a própria vontade, o movimento, o exercício, a evolução corporal e mental.

Tenho sido claudicante nas corridas, bem menos assíduo que no passado, mas não abandonei nosso esporte. Corro, mesmo que pouco, ou na esteira, ou em alguns metros. Mas tô correndo e no movimento.

Xô preguiça !!!!

Boas passadas.

Nenhum comentário: