domingo, 13 de setembro de 2015

COMO RESPIRAR NAS CORRIDAS

E aí, Corredor?!

Estava navegando pela internet e encontrei, no site O2 por minuto, um tema que é dos mais importantes para nós corredores: Como respirar nas corridas.

Existem técnicas, existem dicas, existem pesquisas científicas que ditam a melhor forma de se respirar durante uma prova. No caso da publicação do site, a afirmação principal é sobre a necessidade de se deixar todas as vias de troca abertas, ou seja, usar tanto o nariz quanto a boca, de acordo com a demanda e intensidade do esforço.

Para correr realmente não podemos usar apenas o nariz, por que, acredito, o fluxo de oxigênio é menor e a dificuldade do movimento é maior. Então, é quase inevitável que usemos tanto o nariz como a boca. É claro, o respirar pelo nariz é bom por que esta via "filtra" mais o ar, evitando a inspiração de poluentes. Mas, na corrida, devido ao esforço e intensidade, não dá para ficar só com a via nasal.

Acho que, como tudo na corrida, o melhor é que cada um busque a forma mais natural de respirar durante a prática para tornar o "exercício" o mais natural possível.

Quando estou correndo,  no início tento usar apenas o nariz, mas à medida que o esforço torna-se mais intenso, faço o seguinte: a cada uma inspiração de ar pelo nariz, expiro duas curtas pela boca e, quando a necessidade exige, uma vez ou outra tento puxar mais fundo pelo nariz. Esta técnica me ajuda também a estabelecer um ritmo para correr, fazendo ainda que os "sabotadores" psicológicos não afetem minha prova já que, ficando focado na respiração, não fico "escutando" minha mente dizer "que eu estou fazendo aqui?" ou "Tá difícil correr hoje".

Nas provas de Maratona televisionadas, vejo os atletas de elite correndo o tempo todo com a boca aberta, pelo menos a maioria deles. Ou seja, esta deve ser a forma mais fácil de absorver a maior quantidade possível de oxigênio, de maneira mais rápida e sem tanto esforço.

Para mim, o importante é você achar a sua melhor técnica para respirar, aquela mais natural possível e que possa ajudar na performance da melhor maneira. 

Publiquei outros posts sobre este tema no E AÍ CORREDOR. Clique no título se quiser ler: 
"MUSCULAÇÃO" PARA RESPIRAÇÃO
RESPIRAÇÃO ! MECANISMO ESSENCIAL NAS CORRIDAS 
RESPIRE PELO ABDOME 

Boas passadas.

Nenhum comentário: