terça-feira, 8 de setembro de 2015

CIRCUITO DE CORRIDAS DA CAIXA CHEGA À 8ª ETAPA EM 2015

E aí, Corredor?!

O Circuito de Corridas da Caixa chega a sua 8ª etapa de 2015 no próximo domingo, dia 13, em Brasília. Com 12 etapas realizadas em diversas cidades brasileiras, o evento é considerado um dos maiores e mais competitivos do país, já que conta com a participação dos atletas quenianos que treinam no Brasil e dos principais corredores de elite brasileiros.

O grande motivador para a participação dos brasileiros é por que o circuito conta pontos para o Ranking Caixa/CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que possibilita aos 10 primeiros atletas uma ajuda de custo para manterem seus treinos em 2016.

A última temporada foi a mais bem sucedida da história da competição, com um salto de 73% no número de participantes. Dez recordes foram estabelecidos nas categorias masculina e feminina. O melhor tempo entre todos os brasileiros que participaram do circuito, de 28min51, também foi obtido no ano passado, em Fortaleza, por José Márcio Leão.

As provas, com distância de 5 e 10 Km, envolvem um grande número de corredores amadores, não só pela possibilidade de correr com os atletas de elite brasileiros e estrangeiros mas também pelo reconhecimento que a Caixa tem como maior patrocinadora do atletismo brasileiro em todas as suas modalidades. Além do seu Circuito Próprio, a Caixa esta presente como principal patrocinadora no Circuito das Estações Caixa e no Track&Field Run Series, além das Maratonas e Meias Maratonas do Rio e de São Paulo e de outras localidades brasileiras.

A primeira etapa do Circuito de Corridas da Caixa em 2015 aconteceu em Uberlândia, no dia 30 de maio, depois vieram Goiânia (07/06), Salvador (28/06), Campo Grande (12/07), Fortaleza (02/08), Recife (09/08) e Porto Alegre (30/08). Depois de Brasília as corridas acontecem em Ribeirão Preto (27/09), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11), terminando em São Paulo no dia 22 de novembro.

O percurso não é dos mais desafiadores de Brasília  o chamado Eixão Sul, mas não deixa de ser um pouco complicado. Com uma subida só perceptível para quem corre - e vocês corredores sabem bem o que quero dizer com isso. A largada acontece na altura da 108 sul, com os corredores indo em direção até o início do Eixão, ou seja, o início traz uma pequena subida, alegria para a galera dos 5k, que fazem a maior parte da prova na descida.

Para a turma dos 10k o trajeto exige mais. Além de subir os primeiros 2,5k, levemente, encaram uma descida branda até a 114 sul, quando voltam e aí pegam a subida mais longa, até a chegada na 108 sul.

Outra dificuldade: o clima na cidade. Brasília passa por um período de seca nesta época, com a umidade relativa do ar em níveis bem baixos, um pouco mais tranquilos nas primeiras horas da manhã. Mas não dá para descuidar e a necessidade de hidratação torna-se mais importante ainda do que em locais mais úmidos, é evidente.

Mas nada que não seja conhecido por nós, corredores. Na verdade, as dificuldades são a "cereja do bolo", que todos gostamos para poder comentar e  comemorar no final da prova.

Boas passadas!!!

Saiba mais sobre o Circuito de Corridas da Caixa 2015 clicando aqui.


Nenhum comentário: