domingo, 2 de agosto de 2015

CORRIDA DO FOGO 2015 TEM NÚMERO RECORDE DE CORREDORES

E aí, Corredor?!

A Corrida do Fogo confirma, mais uma vez, a condição de ser uma das mais tradicional e, com certeza, a mais antiga corrida noturna de Brasília. Milhares de corredores se reuniram na  noite de sábado, 1º de agosto, na Esplanada dos Ministérios para correr os 5 ou 10 km da 20ª edição da prova, que repete o mesmo percurso da Corridas das Estações e utilizado por outras provas.

A saída foi em frente ao Museu Nacional, onde estava expostas algumas máquinas do Corpo de Bombeiros da cidade (helicóptero, caminhões, paramédicos, etc), tudo pata entreter os populares que vão para o evento apenas para acompanhar seus familiares corredores.

O destino: para os 5k, até o batalhão do Corpo de Bombeiros do Palácio do Planalto. Para os 10k, até o retorno antes do Palácio do Jaburu, residencial oficial do vice-presidente do país.

O kit, como sempre, bem completo: camisa drifit laranja (bem forte), de manga comprida, boné ou viseira, squeeze e, no final, a medalha, além da sacolinha para carregar o kit. 

Com a cor da camisa, mesmo no escuro, os corredores ficavam bem destacados pelo percurso, e a multidão se aglomerou em nos primeiros 2,5k da prova. Depois, com a divisão do percurso, a turma dos 10k seguiu e a dos 5k tratou de fazer o caminho de volta até a linha de chegada.

Acabei fazendo os 5k. Não tive condições físicas nem psicológicas de fazer os 10k. Com o clima seco  e a falta de regularidade nos treinos, meu condicionamento ficou bem ruim e não aguentaria correr 5k a mais. Além disso, tinha um compromisso familiar e, se fizesse os 10, ficaria muito tarde para curtir, já que iria correr lentamente.

Foi uma das minhas piores performances. Corri bem até os 2k, mas no primeiro posto de hidratação, resolvi dar uma pequena caminhada. E repeti esta caminhada na subida do Congresso e um pouco antes da chegada. Senti o cansaço, a falta de preparo.

Moral da história: preciso voltar o quanto antes para os treinos regulares, com mais disciplina se quiser correr os 21k da Golden Four Asics em novembro. 

Mas estamos aí, com a corrida em nosso sangue e mantendo-me na prática, mesmo  que de maneira irregular. E mais uma suada medalha para a minha coleção.

Boas passadas.