sábado, 24 de janeiro de 2015

CORRENDO E CURTINDO

E aí, Corredor?!

Já é do conhecimento de todos que as Corridas de Rua tornaram-se um mercado extremamente lucrativo. Com o crescimento constante do número de adeptos, as empresas enxergam no mercado um filão para grandes negócios.
Prova disso são o engajamento das empresas esportivas, com lançamentos anuais de tênis de corridas, patrocínio de provas e, ainda, lançamento de diversos acessórios. Em outros países, existem lojas exclusivamente para corredores de rua, como já pude constatar em Nova York/EUA. 
Equipamentos de MP3, meias compressivas, bermudas próprias, roupas com proteção UV, bonés que seguem a mesma tendência, relógios que medem desde batimento cardíaco a distância percorrida. Os lançamentos anuais são expressivos e mostram a importância deste nicho de mercado.
O mais novo segmento a lucrar com as Corridas de Rua é o setor turístico. É verdade que temos empresas, como a Kamel do Rio de Janeiro, que há anos já enxergou possibilidade de ganhos com este filão e monta pacotes específicos para corredores, tendo sempre como atrativo uma prova, nacional ou internacional. A Kamel tem exclusividade, por exemplo, na compra de inscrições das principais provas em Nova York, como a Maratona e a Meia Maratona.
Existem muito corredores endinheirados, que adoram associar um passeio turístico a uma corrida. E provas não faltam que habitam o imaginário do corredor. Vejamos alguns destinos que possuem provas que, sem dúvida, estão entre as mais desejados: 
Nova York – já citei duas vezes a cidade norte americana justamente por ser a cidade mais visitada do mundo e, por isso, a mais citada entre os corredores como local que gostariam de participar de uma prova. Na verdade, os EUA são a pátria da Corrida de Rua. Lá o esporte é popular há muito anos e os adeptos sò crescem.
Na Big Apple, duas provas chamam a atenção pela fama. Primeiro, é claro, a super concorrida Maratona de New York, que reúne milhares de atletas todos os anos e acontece sempre no início do mês de novembro. A outra, menos charmosa mas não menos atraente, é a Meia Maratona, que ocorre no início do ano, em março. Mesmo com o frio, atrai muitos atletas. Tive a oportunidade de correr no ano passado e recomendo, mesmo com a temperatura baixíssima. Passar pelo Central Park, Times Square, Rio Hudson e terminar em Wall Street é fascinante. Parece que estamos fazendo parte de um filme.
Europa – no continente europeu, várias provas são desejadas pelos corredores, seja pelo encanto das cidades, competitividade dos circuitos ou beleza dos percursos. Entre elas, três destaques:  Berlim, que possui a Maratona mais rápida do mundo, onde vários recordes são batidos; Amsterdã, capital da Holanda, cuja prova também está entre as mais rápidas e, pela beleza da cidade, uma das mais procuradas; e Paris, a cidade luz, também entre as mais visitadas do mundo. A capital parisiense, além da Maratona, tem, assim como Nova York, uma Meia Maratona bem requisitada, muito mais pelo fascínio que a cidade tem para o mundo do que por ser uma prova diferenciada. Mas esta entre umas das que ainda quero correr.
Disney – Em Orlando/EUA, no início de janeiro, acontece uma das competições mais
mágicas entre as provas de Corrida de Rua: Os desafios da Disney. Corri, em 2012, a Meia Maratona, e achei mágico. Passeamos pelos parques da Disney, correndo e registrando cada passagem. E, para os mais radicais, existe a possibilidade de encarar o Desafio do Pateta  - onde os atletas correm, em um dia, 21 km, e no dia seguinte 42 km, e o novíssimo Desafio do Dunga – que começa com a prova de 5 km, no dia seguinte 10 km e depois, a meia maratona e a maratona. O legal é que, em diversas partes do percurso, um personagem da Disney esta lá, incentivando nossa corrida. Show!
Rio de Janeiro – No Brasil, o lugar mais procurado pelos estrangeiros é também o mais desejado para correr. E as provas eleitas são a Maratona de Julho – que também tem uma Meia Maratona e um prova de 6 km, e a Meia Maratona de setembro. O atrativo é o percursos das duas provas, que passa pelas principais praias cariocas, com destaque para Ipanema e Copacabana. Realmente lindo!
Buenos Aires – principal destino dos brasileiros, correr na capital argentina atrai pelo clima ameno da cidade, nunca quente demais na época de realização das provas, em setembro e outubro, como pelo circuito plano. Além disso, a cidade ferve à noite, com os bares da Ricoleta. Quero ir!
Juntar o nosso esporte com um passeio é realmente fantástico. Unimos dois prazeres e, ao mesmo tempo, fica mais fácil estabelecer metas e continuar treinando. Vale á pena.
Boas passadas!

Nenhum comentário: