domingo, 23 de novembro de 2014

DUAS CORRIDAS. 10K PARA O CURRÍCULO

E aí, Corredor?!

Brasília tem tido uma sequência de finais de semana com muitas corridas acontecendo no mesmo dia. No final de semana passado, vocês se lembram, tivemos no sábado duas provas e no domingo mais três. E neste final de semana não foi diferente. Apenas as provas tomei conhecimento: no sábado: Cross Parque Brasília e Tagua Parque Noturna. No domingo, Ecocross Caixa, Eu Atleta Caixa e Circuito de Corridas da Caixa.

Ufa! É muita tentação para todos os corredores. E muitas dúvidas. Qual a melhor prova para fazer? Escolho pelo percurso? Pela tradição? Pela dificuldade? Pela melhor organização?

Bom, eu acabei participando de duas das provas do domingo. Primeiro, às 7h25, larguei para fazer 5k na Eu Atleta Caixa, prova que aconteceu no Eixo Monumental, em um percurso pouco utilizado pelos organizadores. Cerca de 1h depois, parti para outros 5k, no Circuito de Corridas da Caixa - Etapa Brasília, prova que não deixo de fazer, uma das mais tradicionais do mundo das corridas e que faz parte do maior circuito de corridas de rua do país.

Eu Atleta Caixa - A Eu Atleta Caixa é uma prova que tem como idealizador a Globo.Com, site da emissora de TV do país. No site, existe um blog que tem como temas principais o Atletismo e a Corrida de Rua. 

A prova, com distâncias de 5 e 10 Km,  foi realizada no Eixo Monumental de Brasília, com larga próxima a Torre de TV e a Feira de Artesanato. O sentido, Memorial JK. NO caminho, alguns monumentos da cidade, como o Estádio Nacional Mané Garrincha, o Ginásio de Esportes, Palácio do Buriti e o próprio Memorial JK. 

Os primeiros 2,5k são todos de subida e eu, que tenho já dosado minhas corridas em virtude da mudança de passada e mecânica de corrida, ainda cadenciei mais ainda por que tinha outra prova depois. Então subi "na boa", até por que no primeiro quilômetro, o tráfego de corredores é mais intenso. Depois, as 3 faixas da larga avenida, que possui 6 faixas, foram suficientes para conseguir desgarrar da galera mais tranquila.

Na virada, felicidade total por que aí vinham os 2,5k de descida. E eu estava bem, tranquilo, com gás e curtindo. Aí, descer foi uma maravilha. Encontrei pelo caminho os amigos da Equipe X - Eduardo e Lorena, Gutemberg, Samille e Mel (sua labrador que corre junto com ela), Tião, Ivan, Nivia, Ivanilson e seu filhão. 

Terminei a prova em 26min45. Bom demais.

Corrida da Caixa - O maior circuito de corridas de rua do Brasil tem, tradicionalmente, sua etapa final em Brasília. E eu, que realmente gosto desta prova, não poderia faltar a edição de 2014. Mais 5k para comemorar o retorno às corridas. O Circuito reúne, também, toda a elite do atletismo brasileiro, já que conta pontos para o Ranking Caixa/CBAt. Os 10 primeiros colocados deste ranking recebem apoio financeiro da Caixa durante o ano seguinte, no caso 2015, um incentivo e tanto para os corredores. Fora a premiação e dinheiro para os melhores colocadas na prova. Por isso, as provas atraem os quenianos, que moram e treinam no Brasil, um plus da prova.

O percurso é todo realizado no Eixão Sul, que fica, junto com o Eixão Norte fechado para o trânsito de veículos no domingo de 6h às 18h para a galera praticar seus esportes. Uma grande avenida arborizada e boa de correr.

Logo depois da largada, vem a virada de quem fez os 5k. Assim, os primeiros 500 metros de descida para depois subirmos uns 3k. Subi bem, mais uma vez mentalizando a mecânica e passada ideal, cadenciando. Enquanto subia, vi os amigos Leozinho, Gislene, Leila e Suely rasgando já na descida. E procurei dar aquele apoio.

Virei para os 2k finais e aí, de novo, felicidade. Só descida até a chegada. Sem problemas até o final segui e acabei fazendo um tempo menor nesta prova: 26min04. Mesmo com a parada entre um 5k e outro, fui bem no Circuito Caixa.

Duas provas de 5k, 10k no total. Não corro tanto desde a Meia Maratona de NY (rss).

E semana que vem tem mais !!!!

Boas passadas.

Um comentário:

Sérgio Bruno Aguiar Ursulino disse...

Parabéns Caíque. Duas corridas no mesmo dia não é para qualquer um!!!!