terça-feira, 5 de agosto de 2014

SÉRIE "ONDE CORRER" - DO LEME AO LEBLON

E aí, Corredor?!

Acredito que um dos grandes motivos para que no Brasil a Corrida de Rua venha ganhando cada vez mais adeptos - existem pelo menos 4 milhões de praticantes no Brasil - seja as belas paisagens que dispomos em qualquer cidade do país.

Seja no asfalto, trilha ou na areia, não faltam opções neste nosso país continental. E em todos os lugares, mesmo nas cidades menores, a corrida de rua é um esporte muito praticado, e provas não faltam para nossos desafios.

Daí o surgimento desta série no E AÍ CORREDOR, "Onde Correr". Tentar falar de lugares que já corri e outros, com dicas de amigos corredores. 

Para começar, nada melhor que falar do que é para mim o mais belo palco de corrida que tive a oportunidade de dar minhas passadas: o circuito entre as praias de Leme e Leblon, passando aí pela "Princesinha do Mar", a bela praia de Ipanema e a internacional Copacabana. 

É isso mesmo. O primeiro post da série é sobre a orla da Zona Sul Carioca, as mais famosas praias de nosso país. 

Com um terreno plano e seguro - durante a semana, além do calçadão, podemos dividir tranquilamente o espaço da ciclovia da orla com os ciclistas e, no domingo, uma parte das avenidas da orla fica fechada para o lazer do público - o circuito Leme-Leblon oferece um ótimo percurso, mesmo para os iniciantes.

Com cerca de 8 Km de distância, mais um atrativo do percurso é a bela paisagem e a grande quantidade de famosos que curtem dar suas passadas por ali. Aos domingos não é difícil de encontrar um ator correndo pela orla ou curtindo o mar. O que torna a corrida ainda mais interessante e cheia de surpresas.

Qualquer horário é bom de correr, seja de madrugada, para ver o sol nascer, o no pôr do sol, parando para encerrar o "longuinho" ali pelo Arpoador.

Duas famosas corridas do país passam pelo circuito: A Maratona Internacional Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, em julho, que reuniu este ano mais de 24 mil atletas, e a Meia Maratona Internacional Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, que acontece em agosto e reúne pelo menos 25 mil participantes.

E tem mais, a infra-estrutura é ótima. Em todo o percurso há banheiros, com ducha e tudo, em cada posto, aparelhos de ginástica em diferentes pontos e marcadores de distância a cada 400 metros. 

Outros bônus para quem corre por lá: terminar o treino com um mergulho no mar, parar em um dos muitos quiosques para uma água de coco, que é isotônico natural, geladinha, ou até recorrer a uma massagem pós-corrida, numa das muitas tendas, com direito até a maca, montadas na areia.

De negativo só duas coisas: Primeiro, a grande quantidade de transeuntes, que pode atrapalhar nosso corrida fazendo com que a gente tenha necessidade de ziguezaguear entre eles. Mas nada que atrapalhe tanto. 

Mas o maior cuidado que os corredores devem tomar é com o piso. Correr no calçadão não é bom, porque ele é de pedra, um dos terrenos mais duros que existem e, portanto, absorve menos o impacto. O ideal é correr na ciclovia asfaltada - ainda assim, como ela tem uma leve inclinação para a água escoar, o desnível pode prejudicar os joelhos. Alterne a orla com outros locais de treino, durante a semana, para não sobrecarregar as articulações.

Enfim, para quem corre, conhecer a orla Leme-Leblon é imprescindível. Agende um período para correr ali.

Boas passadas.

Nenhum comentário: