segunda-feira, 19 de maio de 2014

MARATONA - 42 KM NÃO É PARA QUALQUER UM

E aí, Corredor?!

Maratona. Uma prova que mexe com todos os corredores. Mesmo os iniciantes no esporte são instigados pela "grande senhora" das Corridas de Rua. Afinal, é uma modalidade que se confunde com a própria história do nosso esporte, remontando à Grécia antiga.

Mas acredito que o que mais instiga os corredores seja o desafio, a superação. Conquista a velha "senhora" não é para qualquer um, principalmente em se tratando de nós, corredores amadores, que dividimos arduamente nosso tempo para poder treinar, correr e curtir nosso esporte.

Fisiologicamente falando, fazer uma Maratona é loucura para qualquer ser-humano. Segundo estudos, o corpo humano aguenta bem 30 Km, sem reclamar e no limite de suas forças. Passando disso, é superação, e tornar-se um ser diferente, um "super-homem ou mulher", imaginariamente falando.

2010, primeira Maratona
O medo faz muito adiarem o dia de encarar o desafio. O receio da derrota é evidente.  A Maratona exige antes mesmo da largada, bem antes por sinal. O treinamento é até mais difícil que a própria prova. Dias e mais dias de longões, exercícios, academia, treinamento, tiros, alongamentos, aquecimentos. Horas a fio longe da família, dos amigos, de uma vida normal. Tudo dedicado à tentar conquistar a velha "senhora". Vencer os mais de 42 Km com tranquilidade, sem surpresas pelo caminho.

Os treinos são intensos. Além dos treinamentos da semana, no sábado ou domingo é preciso acordar cedo para fazer os longões. Distâncias de 15, 20, 25, 30, 33 Km ou mais para colocar o corpo à prova, conhecer suas reações, prever tudo o que pode acontecer e montar a melhor estratégia para a corrida.

Com a falta de tempo que nós, amadores, temos, o mais importante é a disciplina para conciliar horários e manter "a pegada" nos treinos. Não deixar qualquer adversidade fazer-nos esmorecer, fraquejar ou, pior, desistir.

Mas, confesso a vocês, “vencer” os mais de 42 Km de uma Maratona, conseguir chegar ao final de uma prova dessa é mágico. A sensação da vitória é indescritível. Só cruzando a linha de chegada para saber. Só encarando o desafio, os treinos.

2012, minha melhor prova
Quando chegamos ao fim, tudo vem à mente. Coisas relacionadas à corrida, como o tempo distendido no treinamento, o esforço, a garra, os longões, os finais de semana ocupados. E outras nem tanto. Um filme passa em nossa cabeça. Tudo o que passamos, coisas até da vida particular... enfim, não dá para traduzir em palavras. É necessário viver a experiência para saber, para entender o que leva milhares de pessoas a encarar este louco desafio.

A gente se sente realmente um super-humano, uma pessoa especial, única no mundo. Parece que mudamos, saímos da esfera das pessoas normais, comuns. Somos diferentes, somos mais. Somos Maratonistas.

2013, superação a cada KM
Tenho na minha memória cada uma das três Maratonas que consegui fazer. Mesmo sendo no mesmo palco – Rio de Janeiro – nenhuma foi igual. Tudo foi diferente: o condicionamento, a experiência, a vida, a vontade, a garra, a preparação, o fisíco. Igual apenas o estado de êxtase ao completar a prova, a sensação de superação, única.
  
Conquistar a grande e velha "Senhora" é para poucos nas quem a conquista fica com ela para sempre. Seja na lembrança ou na vontade de querer mais e mais.

Boas passadas!

Nenhum comentário: