sexta-feira, 25 de abril de 2014

CORRIDA - PAIXÃO MUNDIAL

Nike Running, loja exclusiva para corrida da Nike em NY
E aí, Corredor?!

As corridas estão "bombando" geral pelo mundo afora. Grandes provas já aconteceram no Brasil e no exterior, como as Maratonas de Boston e de Paris e a Volta da Ilha e a Meia de SP. O mundo respira corrida. Por onde passei nas férias, pude ver a paixão pelo esporte e a quantidade extraordinária de participantes.

Nas minhas férias, tive a oportunidade de passar por três grandes metrópoles: São Paulo, New York e Miami. E em todas elas vi o quanto a corrida se tornou algo comum nas ruas das cidades. Em São Paulo, ainda passei um tempo em Praia Grande, litoral, e corri na praia. Mas todos os dias, não só naquele que corri, pude ver o fascínio e no crescimento da corrida de rua. Eram vários praticantes, no calçadão, na ciclovia, na areia da praia. 

Em Sampa, na corrida de treinamento que fiz preparatória para a Meia de NY, corri no Parque da Água Branca e pelos seus arredores. E, mesmo sendo um dia de semana, vi muitos corredores pelo pequeno Parque, correndo, dando seus tiros, treinando nas subidas e trilhas.

Em New York, a experiência não poderia ser diferente. Muita gente correndo, mesmo no frio terrível da primavera nova-iorquina. Em plena 7ª avenida, grupos de corredores dividiam espaço com os pedestres nas calçadas. Era um sobe e desce rumo a Central Park incrível. E na corria, a Meia de NY, o mundo parecia estar correndo na cidade. Gente de todos os lugares do mundo, com suas bandeiras ou camisas de time de futebol.

Porém, a experiência mais interessante das férias em termos de corrida aconteceu em Miami. Em um dia que estava em Downton, esperando para ir ver um jogo de basquete na arena local. Andando pela calçada, de repente percebo, do outro lado da grande avenida, um grande número de corredores. No começo, achei até que era uma prova oficial, já que a multidão corria apenas para um lado da pista. Mas comecei a achar diferente por que não via camisetas de prova em nenhum deles, nem sequer números de inscrição. Ou seja, eram mesmo milhares de pessoas - crianças, jovens, adultos e velhos de ambos os sexos - correndo. Para quem gosta do esporte, uma visão de encher os olhos.

Nos EUA, aliás, pude perceber o grande fanatismo do americano pela corrida de rua. Constatei isso ao ver, em New York, pelo menos três lojas especializadas exclusivamente em corrida, vendendo artigos específicos para nossa prática, sendo que uma delas de um grande fabricante esportivo, a Nike. Tudo para corrida podíamos encontrar ali.

Fora isso, em várias lojas esportivas, que vendiam artigos para todos os esportes, a corrida tinha um lugar especial no mostruário, só dela. Lugares sempre cheios de gente procurando artigos e novidades.

A corrida é uma paixão, e está dominando o mundo mesmo. Esporte fácil de praticar, que exige cuidados como todos os outros, mas que te possibilita, sendo você do jeito que for, com o tipo físico que tiver, encarar o desafio, na sua medida. Basta vontade e determinação. Por isso seu sucesso.

Voltei feliz e com mais vontade ainda de voltar logo aos meus longões. 

Boas passadas. 

Um comentário:

ivana. disse...

A corrida é um esporte democrático. Simplesmente, adoro !