terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

NEM SÓ DE CORRIDA FOI FEITO O 1º X-CAMP



Equipe em "formação" na hora do aquecimento
E aí, Corredor?!

Domingo foi dia do I X – Camp Equipe X, um treinamento idealizado pelo professor Nirley, que levou cerca de 60 pessoas a correr em trilhas, no meio de riachos, atolando o tênis no barro, fazendo flexões e agachamentos na água, além de correr por uma pista de arais fofa passando por baixo de cordas, pulando tambores, pneus e carregando troncos de árvore, tudo em equipe.

Circuito na areia fofa começava com o
carregamento de toras
Foi um treino realmente diferente. A nova onda do exercício funcional, inspirado em treinamentos militares, foi no que Nirley se baseou para preparar o circuito. Tudo foi previamente testado por ele e Eduardo na Fazenda Taboquinha. Desde o "fardamento" - camisetas de corrida com o logo da Equipe X lembrando um batalhão do militar, com patentes e estrelas -  até os exercícios, definidos e testados antes pelos dois, desde o aquecimento até os circuitos de corrida. Isso sem contar as personagens que a dupla encarnou: coronel Nirley e tenente coronel Eduardo, mandando e desmandando na galera. E tudo adaptado para um grupo bem heterogêneo, com corredores amadores de diferentes níveis e idades.

Tudo começou com o aquecimento, na grama. Polichinelo, uma primeira sessão de agachamentos e outro exercício para descontrair e esquentar os músculos. Depois, a preparação, com as instruções sobre o que faríamos no circuito de areia fofa: carregar, em grupo, grandes toras de madeira; rastejar por baixo de uma série de cordas, pular outros troncos menores, pular um tambor, uma série de pneus e depois pular uma cerca e subir outra. Este era o circuito. Tudo pausado, para dar tempo para o corpo descansar e buscando reduzir o desgaste, já que seriam mais de 2h de treinamento.

Subindo o morro pela corda
Antes do circuito na areia, uma corrida leve de 1,5k passando por uma trilha com direito a ponte pênsil – e balançante – e riacho, onde Nirley fez uma brincadeira de fazer flexões e outros vários exercícios na água, molhando roupas e tênis mesmo. Depois, voltamos para o “campo de provas”, na areia.

Depois dos exercícios na areia, novo circuito de corrida, no trote, em outro percurso, com uma subida de morro segurando uma corda, depois passando por uma “teia” de barbantes e terminando correndo no rio, passando pela água e lama, pedras um pouco lisas, num circuito bem diferenciado.

Correndo pelo rio
Foram 2h15 de treinamento funcional, com exercícios variados, que trabalham todos os grupos musculares. Trabalhamos também a mente, “passeando” por um circuito bem lúdico e diferenciado, sem nenhuma monotonia. Tudo buscando a saúde, fazendo com calma, mesmo com toda a gritaria, encarnada pela personagem que Nirley e Eduardo encenaram durante todo o treino.

Ótima forma de nos exercitarmos e passarmos o dia. Aliás, o treinamento funcional, imitando os exercícios militares, são uma tendência atual utilizada pelo educadores físicos, buscando novas formas de levar à prática de exercícios físicos de maneira lúdica e descontraída, mas sem deixar de trabalhar todo o corpo, de maneira equilibrada e saudável.

Este foi o primeiro X CAMP – Equipe X. Dia 30 de março já tem a segunda edição.

Boas passadas!

3 comentários:

ivana. disse...

Que maravilha, amigo, PARABÉNS.

Unknown disse...

E isso ai!!! Major!!!
A chapa esquenta mas todo mundo da conta de cumprir a missao!!! Excelente texto.
A proposito pague 10 por destituir a patente de seu General para Coronel. URRAAAA EQUIPE X

Caique disse...

Fala corredores?!
Ivana, foi realmente um domingão diferente. Correr já é maneiro, mas fazendo de maneira diferente é muito bom também.
General, pensei que era coronel (rss).
Vai lá: 1, 2, 3 ...