segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ÓCULOS DE SOL. AMIGÃO DO CORREDOR

E aí, Corredor?!

Corredor experiente tem vários itens indispensáveis para sua prática. Uma camiseta esportiva, própria para corrida (que dissipa o suor com mais rapidez e com proteção do sol), tênis específico para a pisada, boné, relógio com cronômetro. São tantos os acessórios que é melhor a gente deixar tudo pronto no dia anterior ao treino ou prova, para não esquecer nada.

E entre esses itens não pode faltar o óculos de sol - no caso de a prova ou treino ser durante o dia, como normalmente acontece. E não é só um artigo de luxo não. Pesquisas constatam regularmente a importância do acessório. E isso ficou ainda mais claro para mim ao ler a reportagem do site "O2 Por Minuto": Óculos de sol garantem saúde dos olhos.

A reportagem do site fez uma entrevista com o oftamologista Newton Kara José Júnior, do conceituado hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, que enfatizou a importância do uso dos óculos de sol na nossa corrida. "Na retina, a radiação ultravioleta diminui sua vitalidade, apressando o envelhecimento das células responsáveis pela visão", cita o médico,

Leia a reportagem e confirme também a importância de correr com um bom óculos de sol. Prevenir é melhor que remediar, já diz o ditado.

"Óculos de sol garantem saúde dos olhos

Para muitos corredores, os óculos de sol são apenas um apetrecho na hora do treino. Porém, o item é de extrema importância, principalmente nas épocas mais quentes do ano, quando os raios solares – prejudiciais aos olhos – são mais intensos.

Várias partes do órgão responsável pela visão são afetadas por esses raios. “Na retina, que é a porção posterior do olho [como o filme de uma máquina fotográfica], a radiação ultravioleta diminui sua vitalidade, apressando o envelhecimento das células responsáveis pela visão”, explica o oftalmologista Dr. Newton Kara José Jr., do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

A longo prazo, isso pode prejudicar a qualidade visual de maneira irreversível, de acordo com o médico.Outra região que sofre danos com o excesso de exposição ao sol é o cristalino – comparável à lente de uma máquina fotográfica. “A radiação ultravioleta acelera a formação da catarata”, afirma o oftalmologista. A doença é a opacidade parcial ou total do cristalino, que pode levar à cegueira. 

Por último, “na superfície ocular, os raios UV podem causar câncer”, garante o médico.Os óculos de sol com lentes de proteção contra raios ultravioleta protegem os olhos contra todos esses problemas. “Ele previne doenças oculares e mantém a qualidade visual para o futuro, especialmente em corredores, que ficam muito tempo expostos ao sol.

”Para garantir a saúde da visão, não compre quaisquer óculos. Para saber se as lentes realmente têm proteção contra os raios solares, temos que leva-las ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Universidade de São Paulo (USP)”, diz o Dr. José Jr. Por isso, ele recomenda a compra do acessório sempre em lojas especializadas e, de preferência, com uma marca conhecida. “Óculos escuros sem a proteção UV fazem mais mal aos olhos do que não usar nada”, finaliza."


Boas passadas . . . com um bom óculos de sol para proteger a visão.

2 comentários:

ivana. disse...

São indispensáveis nestes dias de muito sol. Meu carinho.

Caique disse...

Oi, Ivana !!!!
Curtiu umas férias gerais né? Repouso é importante demais para que a gente possa continuar com nossa prática.
Então, vi essa reportagem e percebi que óculos de sol para nossa prática não é apenas um artigo de luxo.
Grande abraço, ótimo 2014 e muitas corridas para você.