segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CORRIDA PARK WAY

Reencontrando os amigos da Equipe X em uma prova oficial
E aí, Corredor?!

Depois de duas semanas ausente cá estou eu de volta, amigos Corredores. O trabalho consumiu muito da minha energia e os treinos, reduzidos e de no máximo 5K, não têm me inspirado a escrever. Nem corridas neste período eu fiz. Mas, enfim, nem só de corridas vive o E AÍ CORREDOR. E a saudade de interagir aqui era bastante.

Bom, a volta se deve também a mais uma corrida. E pela primeira vez participei de uma corrida oficial aqui no meu bairro. A Corrida Park Way - Águas Claras aconteceu neste domingo, 27, na EPVP, rua que dá acesso tanto a Águas Claras quanto ao Park Way e Arniqueiras, outros bairros da região.

A EPVP é uma avenida larga, com três faixas para o tráfego, que é intenso em qualquer dia da semana. Claro que no domingo ele diminui um pouco, mas ainda é pesado. Mas foi ali que os organizadores resolveram fazer a prova, que em sua edição de 2013 reuniu quase 2 mil participantes.

A EPVP é uma avenida de sobe e desce constantes. Não existe meio termo mesmo. E todo o percurso pode ser avistado de longe por quem corre. Já corri antes ali, na ciclovia que margeia a pista e que também é assim, de sobe e desce. E sei que não é nada fácil superar o desafio.

A Corrida do Park Way teve as tradicionais opções de 5 Km e 10 Km. Fiz 5K, e senti o percurso e suas subidas, até por que meu treino não tem sido muito forte e meu condicionamento está bem aquém do meu desejado. 

Fiz os pouco mais de 5K em 26:47s, o que considerei um tempo alto para mim. Há pouco mais de um mês tinha feito esta mesma distância em 20min (Circuito Adidas). Ou seja, o rendimento caiu bastante. Além do condicionamento, credito isso ao forte calor deste domingo, que incomodou bastante.

Mas, mesmo assim, foi bom retornar. Correr 5 Km não é meu ideal de prova, mas com a lesão o professor achou melhor eu evitar distâncias maiores até o fim do ano para me recuperar bem. E estou seguindo o conselho à risca.

O percurso começa com uma leve descida e cerca de 1K relativamente plano. logo depois, uma descida passando por baixo do viaduto do metrô e logo depois uma subida até o primeiro balão (rotatória para alguns), onde acontecia a divisão entre a turma de 5K e de 10K, que seguia adiante.

Cerca de 20 amigos da Equipe X compareceram à prova, a maioria fazendo o percurso de 10K. Foi uma festa legal, com direito até a troféu para a equipe, numa homenagem feita pelo organizador para todas os grupos de corrida participantes.

No próximo domingo acontece a prova do segundo semestre da cidade, a Golden Four Asics, Meia Maratona esperada por 9 entre 10 corredores que conheço. A turma da Equipe X, pelo menos, vai estar em peso. Eu, não irei nesta. Depois de 2 anos seguidos participando, vou declinar. Mas talvez encare o percurso com minha "Magrela".

Boas passadas.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A VOLTA AOS 10 KM

Amigos corredores na Track e Field:
Ivanilson, eu, Nati, Margareth e uma amiga das duas
E aí, Corredor?!

E lá se vão mais 10 Km. Neste domingo, dia 6 de outubro, parti para correr, mais uma vez, a distância que deu início a minha história neste mundo das corridas. Me fez realmente lembrar da primeira prova, em 2006, correndo os 10 Km da Corrida de Duque de Caxias, no dia 25 de agosto.

E foi também em 2006 que a Track e Field começou a promover a Run Series em Brasília, em torno do Park Shopping. Naquele ano, esta foi a primeira prova de qualidade a cidade, com kit sofisticado, organização impecável e kit de reposição pós prova excelente.

Me lembro bem que, já no segundo ano, quando também participei da 2ª edição da corrida, o número de equipes só crescia. Mas a concorrência foi chegando, e provas de qualidade, hoje, recheiam a agenda dos corredores em Brasília. E, sinceramente, não dá para ficar pagando tanto pelas corridas de rua. A média de inscrição é R$ 80,00. Se um corredor fizer provas todos os domingos, lá se vão R$ 320,00 por mês.

Não é só questão de preço. Precisamos escolher até para dar um repouso para o corpo. Acordar cedo todos os dias fica cansativo. Já é nossa rotina semanal durante os 5 dias úteis da semana. E ainda por cima, tem o fato do percurso, que acaba ficando repetitivo.

Bem, o que vi nas corridas da Track e Field, antes badaladas, foi um esvaziamento. Tanto na noturna, no Shopping Iguatemi, que até tinha mais gente, como na deste domingo, no Park Shopping, o que vi foi um pequeno número de corredores, se comparada a outras provas. A limitação da organização é de 1.500 participantes. Os grandes diferenciais, o percurso e o kit, pelo que vi, já não estão atraindo a galera.

Corri a Track e Field do Park Shopping nos dois primeiros anos. Depois, pesei no bolso e optei pelo Circuito Adidas. E foi assim que só neste domingo, 6, que voltei a encarar o percurso, totalmente modificado em relação aos primeiros anos.

Percurso - Como todas as provas da Track e Field, a do Park Shopping acontece às voltas do shopping. Ao contrário dos anos que corri - 2006 e 2007 - só havia uma opção de distiancia, 10 Km. Saímos do estacionamento do shopping, pegamos uma boa descida até a EPIA, uma BR que corta Brasília e seguimos depois pela EPGU, avenida que liga o Guará ao Plano Piloto, encarando uma boa e curta subida antes. 

Na EPGU, o terreno é basicamente plano. Temos subidas, mas curtas e nada pesadas. E fica assim até que começamos a fazer a volta, no 4,5K. Descemos e depois subimos novamente para voltar, pegando novamente a EPGU sentido de volta. Subimos o viaduto e depois fazemos uma volta pela pista de acesso da EPIA a EPGU. Volta e aí vem o grande "muro" dos anos passados, a subida de entrada de Park Shopping, já no final, um muro que este ano não existiu.

Minha prova - Continuo fazendo corridas conservadoras, procurando poupar o calcanhar e correndo lento, buscando mesmo me concentrar na nova mecânica das passadas. Ao meu lado, estava Renatinha, amiga corredora "fera", muito forte e rápida. Corremos juntos quase toda a prova, quando, no quilômetro 8, eu reduzi e Renatinha seguiu, chegando bem na minha frente.

Não sofri em nenhum momento, nem pela falta de condicionamento nos 10K, que não corro há tempos, nem pela lesão, que esta cada vez mais distante. Ainda mais depois desta prova, que encarei uma distância maior e mais tempo de corrida bem.

O antigo "muro", a subida final de acesso ao shopping, não existiu este ano. Em 2006 e 2007, quando o percurso era recheado com subidas fortes e quem corria 10K fazia duas vezes o mesmo percurso, ali estava uma subida que cobrava do corpo no final da prova. Mas desta vez não foi nada assim. Acho que pelo meu condicionamento ou por que esperava muito mais dificuldade, subi tranquilo e cheguei bem ao final.

Tempo de prova: 53min43. Pace médio: 5:12 KM/Min. Já fiz melhores, mas foi bom, gostei do resultado.

Amigos - Correr é bom, mas com os amigos é melhor ainda. Presentes na Track & Field Renata, Ivanilson, Chamon, Nati, Margareth, Gutemberg e Joaquim. Não correram mas prestigiaram Gislene e Sueli.

Boas passadas.


terça-feira, 1 de outubro de 2013

CORRER, MEU VÍCIO !!!

E aí, Corredor?!

O "reaprendizado" da corrida não tem sido fácil, mas a motivação para continuar é grande, cada dia maior. A cada evolução, a cada metro vencido, é uma vitória nova. Por que correr está no sangue. É um vício, um ótimo vício.

Experimente. E consuma gradualmente, mas sem reservas.

Motive-se com o vídeo da Nike. Show!!!!



Boas passadas e excelente curtição.