segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A VOLTA AOS 10 KM

Amigos corredores na Track e Field:
Ivanilson, eu, Nati, Margareth e uma amiga das duas
E aí, Corredor?!

E lá se vão mais 10 Km. Neste domingo, dia 6 de outubro, parti para correr, mais uma vez, a distância que deu início a minha história neste mundo das corridas. Me fez realmente lembrar da primeira prova, em 2006, correndo os 10 Km da Corrida de Duque de Caxias, no dia 25 de agosto.

E foi também em 2006 que a Track e Field começou a promover a Run Series em Brasília, em torno do Park Shopping. Naquele ano, esta foi a primeira prova de qualidade a cidade, com kit sofisticado, organização impecável e kit de reposição pós prova excelente.

Me lembro bem que, já no segundo ano, quando também participei da 2ª edição da corrida, o número de equipes só crescia. Mas a concorrência foi chegando, e provas de qualidade, hoje, recheiam a agenda dos corredores em Brasília. E, sinceramente, não dá para ficar pagando tanto pelas corridas de rua. A média de inscrição é R$ 80,00. Se um corredor fizer provas todos os domingos, lá se vão R$ 320,00 por mês.

Não é só questão de preço. Precisamos escolher até para dar um repouso para o corpo. Acordar cedo todos os dias fica cansativo. Já é nossa rotina semanal durante os 5 dias úteis da semana. E ainda por cima, tem o fato do percurso, que acaba ficando repetitivo.

Bem, o que vi nas corridas da Track e Field, antes badaladas, foi um esvaziamento. Tanto na noturna, no Shopping Iguatemi, que até tinha mais gente, como na deste domingo, no Park Shopping, o que vi foi um pequeno número de corredores, se comparada a outras provas. A limitação da organização é de 1.500 participantes. Os grandes diferenciais, o percurso e o kit, pelo que vi, já não estão atraindo a galera.

Corri a Track e Field do Park Shopping nos dois primeiros anos. Depois, pesei no bolso e optei pelo Circuito Adidas. E foi assim que só neste domingo, 6, que voltei a encarar o percurso, totalmente modificado em relação aos primeiros anos.

Percurso - Como todas as provas da Track e Field, a do Park Shopping acontece às voltas do shopping. Ao contrário dos anos que corri - 2006 e 2007 - só havia uma opção de distiancia, 10 Km. Saímos do estacionamento do shopping, pegamos uma boa descida até a EPIA, uma BR que corta Brasília e seguimos depois pela EPGU, avenida que liga o Guará ao Plano Piloto, encarando uma boa e curta subida antes. 

Na EPGU, o terreno é basicamente plano. Temos subidas, mas curtas e nada pesadas. E fica assim até que começamos a fazer a volta, no 4,5K. Descemos e depois subimos novamente para voltar, pegando novamente a EPGU sentido de volta. Subimos o viaduto e depois fazemos uma volta pela pista de acesso da EPIA a EPGU. Volta e aí vem o grande "muro" dos anos passados, a subida de entrada de Park Shopping, já no final, um muro que este ano não existiu.

Minha prova - Continuo fazendo corridas conservadoras, procurando poupar o calcanhar e correndo lento, buscando mesmo me concentrar na nova mecânica das passadas. Ao meu lado, estava Renatinha, amiga corredora "fera", muito forte e rápida. Corremos juntos quase toda a prova, quando, no quilômetro 8, eu reduzi e Renatinha seguiu, chegando bem na minha frente.

Não sofri em nenhum momento, nem pela falta de condicionamento nos 10K, que não corro há tempos, nem pela lesão, que esta cada vez mais distante. Ainda mais depois desta prova, que encarei uma distância maior e mais tempo de corrida bem.

O antigo "muro", a subida final de acesso ao shopping, não existiu este ano. Em 2006 e 2007, quando o percurso era recheado com subidas fortes e quem corria 10K fazia duas vezes o mesmo percurso, ali estava uma subida que cobrava do corpo no final da prova. Mas desta vez não foi nada assim. Acho que pelo meu condicionamento ou por que esperava muito mais dificuldade, subi tranquilo e cheguei bem ao final.

Tempo de prova: 53min43. Pace médio: 5:12 KM/Min. Já fiz melhores, mas foi bom, gostei do resultado.

Amigos - Correr é bom, mas com os amigos é melhor ainda. Presentes na Track & Field Renata, Ivanilson, Chamon, Nati, Margareth, Gutemberg e Joaquim. Não correram mas prestigiaram Gislene e Sueli.

Boas passadas.


3 comentários:

ivana. disse...

É isso aí, tens que cuidar, amigo. Meu carinho.

Sérgio disse...

Keep running!!!!

Caique Responde disse...

Grandes amigos corredores

Obrigado pela força. Apesar da lesão estar presente, não interrompe meu esporte. Realmente, como disse Sérgio, é ir com calma.

Valeu!!!