domingo, 15 de setembro de 2013

MAIS 5 KM

Esplanada dos Ministérios, local do Circuito Adidas e
principal palco de corridas em Brasília e no DF

E aí, Corredor?!

Domingo foi mais um dia de corrida oficial, um retorno depois de mais de um ano longe para encarar o percurso pesado do Circuito das Estações Adidas. Em sua terceira etapa em Brasília, a da primavera, o circuito acontece tradicionalmente na Esplanada dos Ministérios, e traz para os corredores a opção de 5 Km ou 10 Km de distância.

O Circuito e o percurso são velhos conhecidos meus. Já corro esta prova desde 2008 e em 2009 corri todas as etapas com o objetivo de completar a mandala, uma espécie de troféu formado pelas medalhas recebidas em cada uma das etapas cumpridas. Depois desta conquista, corri em 2010 umas três provas, mas desde 2011 que não sou tão assíduo assim ao circuito, correndo uma prova apenas.

Este ano, mais uma vez resolvi encarar o percurso. Como estou bem mais leve neste segundo semestre, buscando readaptar a minha passada, buscando um novo jeito de correr, e ainda por conta da lesão, o professor orientou para que eu só fizesse corridas de no máximo 5K até o fim do ano, para em 2014 voltar melhor. E foi assim que encarei a Music & Run de Anápolis/GO - que na verdade tinha 6K - e o Circuito Corujão - aí sim 5K.

Percurso - O Circuito Adidas é um sucesso de participantes em todas as cidades por onde passa. Em Brasília, reuniu cerca de 5 mil corredores. Era um "mar" de camisas verdes, cor da Etapa Primavera em 2013, enchendo todas as faixas da Esplanada. Este sucesso, acredito, não se deve apenas pelo kit (além da camisa, uma garrafa de água e uma toalha para malhação) e pela excelente organização, mas também pelo desafio do percurso, que exige dos atletas, mesmo aqueles que só foram para encaminhar.

O percurso possui metade da prova em descida e a outra só de subida, o que o torna traiçoeiro, por que quem não está preparado e "detona" na primeira metade inevitavelmente quebra na parte final, de subida.
  
 O bom do percurso é poder correr apreciando os monumentos de Brasília, focados em diversos cartões postais: Catedral, ministérios, Congresso Nacional, Palácios do Itamaraty, da Justiça, da Alvorada e do Supremo Tribunal Federal, Praça dos 3 Poderes, Panteão da Independência. E junte a tudo isso o céu da capital, que nesta época apresenta um azul bem intenso nas primeiras horas da manhã, quando começaremos a correr.


Cerca de 5 mil corredores tomaram conta das 6 faixas
 do Eixo Monumental
Minha prova - Meu desafio na corrida era conseguir correr bem os 5K adotando a minha nova pissada, adquirida nas três semanas de treinos separados e regenerativos realizados junto com Aline, nas terças e quintas. Passadas mais largas, buscando evitar ao máximo usar na descida, no primeiro impacto com o asfalto o tornozelo, e usando para isso o plantar, preferencialmente, e a ponta dos pés depois. Como isso muda toda a biomecânica, não está sendo simples acostumar com este novo padrão de correr.

Hoje (15 de setembro), minha prova começou antes, com um aquecimento para não pegar o tornozelo frio, o que faz a dor ficar maior. Então, trotinhos leves na grama para esquentar a musculatura e as pernas. E isso mostrou-se fundamental para poder correr bem.

Minha largada foi feita bem atrás, lá no final da multidão de corredores. Isso é bom por um aspecto, por que a gente que tem um certo condicionamento acaba ultrapassando muitos corredores, o que motiva, e por outro, é ruim por que o "congestionamento" humano é grande e acaba que a gente precisa desviar demais, mudando sempre a trajetória.

Enfim, consegui manter a passada igual nos 5 Km - na verdade, acabou que corri 5,8 de tanto ziguezaguear - e completei a prova bem, acima do esperado na questão tempo, que não é minha prioridade - fiz em 26:47; pace de 5:15min/Km - mas chegando bem. Senti um pouco o calor - as minhas últimas corridas foram noturnas assim como meu treino é sempre a noite - e os ombros por conta de um pedal em trilha que fiz no sábado, 14, na Fazenda Taboquinha. Mas terminei bem.

O melhor foi poder retornar a correr, sentir o clima e o astral de uma prova cheia, com muitos colegas e amigos participando junto. Enfim, participar da festa que é a corrida de rua. Voltar é bom. E este recomeço, em que estou "reaprendendo" a correr, buscando me adaptar a uma nova mecânica de passadas, fazer 5 Km, como orientado por Nirley, tem sido importante, para aprender, me acostumar e readquirir a confiança necessária, fazendo com que o corpo - membro, ossos, musculatura - se fortaleça e fique pronto para este novo "correr".

Bom demais! E já sonho com minha nova Maratona em 2014 - ou novas - e muita meias maratonas também, com corridas de aventura onde der para correr.

Boas passadas.

Nenhum comentário: