quinta-feira, 30 de maio de 2013

CORRER O K21 OU O K13 EM PIRENÓPOLIS, EIS A QUESTÃO?


E aí, Corredor?!

Este final de semana acontece na pequena cidade turística de Pirenópolis, em Goiás, mais uma prova K21. Organizada pela mesma turma que faz o K21 de Bombinhas/SC, a prova caracteriza-se pela extrema dificuldade dos percursos, sempre no meio do mato, com muitas subidas, muito verde e muitos desafios diferentes. Uma boa corrida de aventura.

Em Piri, como é carinhosamente chamada a pequena cidade goiana, será a primeira vez que a prova será realizada. E entre os corredores da região tem causado muita expectativa. Como o número de inscritos é limitado, rapidinho acabaram as vagas para o desafio.

Umas das ruas de Piri
E eu vou experimentar esta, para mim, novidade. É uma prova diferente de todas que já fiz. Apesar de já ter corrido em trilhas, morros e no meio de rios e de matas fechadas algumas vezes aqui em Brasília, na Fazenda Taboquinha e no Altiplano Leste, será a primeira experiência fora de Brasília. E as trilhas de Piri prometem.

Pelo que a galera da Equipe X que foi para o Atacama este ano, num comparativo da altimetria, a corrida de Piri é tão difícil quanto a do Chille. É claro, é um comparativo frio, de gráfico. Na verdade, o Atacama é bem mais tenso. Mas o K21 de Pirenópolis também é tenso.

São realmente grandes subidas nas trilhas que vão para as famosas cachoeiras da cidade, um dos principais motivos para tantos turistas irem a Piri. E todos de grande intensidade. 

No meu caso, ainda paira uma dúvida: fazer o K21 ou o K13, ou seja, 21 km ou 13 km? Isso por que ainda sinto um pouco as dores do esporão, e, como meu grande objetivo é tentar correr minha terceira maratona, que será em julho, no Rio, então não quero em arriscar e “detonar” geral. 

Só vou decidir quase na hora mesmo, dependendo do meu desempenho nos primeiros quilômetros. Mas a intenção é mesmo fazer os 21k, “passeando” pelas trilhas de Piri, ou seja, correndo bem tranquilo, curtindo mesmo o trajeto, como já sugere o clima da cidade.


Encenação das Cavalhadas em Piri, com a batalha entre
os Mouros e Cristãos
Pirenópolis - Para quem não conhece, a cidade goiana de Pirenópolis é conhecida internacionalmente pelas suas cachoeiras, artesanato, história e artesanato, onde se destacam as pratarias, jóias esculpidas pelos artistas locais de grande sucesso no Brasil e no exterior. Tantas belezas, a forte cultura e folclore local fizeram com que a cidade fosse tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico. 

Um dos famosos Mascarados que passeiam pelas ruas de
Piri na época da Festa do Divino
Piri se destaca também pela suas festas culturais e a principal delas acontece no mês de maio, sempre partir do dia 05. É a Festa do Divino, quando acontece a cavalhada. Considerada uma das mais expressivas do Brasil, trata-se de uma encenacão ao ar livre da batalha entre os Mouros e os Cristãos. Em Piri, além dos cavaleiros, elas trazem os mascarados, conhecidos também como "Curucucús", por causa do som que emitem, são pessoas que se vestem com máscaras, roupas coloridas, luvas e botas. Mudam a voz ao falar e cobrem todo o corpo para que ninguém os reconheçam. Enfeitam seus cavalos com fitas, tecidos, plantas e tudo quanto a criatividade mandar. A máscara de boi é a mais tradicional e só é encontrada entre os Mascarados de Pirenópolis.


k21 - K21 Half Adventure Marathon de Pirenópolis/GO será realizada no dia 01 de junho e oferece duas modalidades: 21km e 13km. Serão 600 inscritos correndo pelas trilhas e ruas da cidade histórica.

Este ano, a K21 já percorreu Curitiba e Arraial do Cabo e depois de Piri passará por Ilha Grande/RJ, Pedra Azul/ES e terá mais uma etapa no Paraná, além de outras e Santa Catarina e ainda na Argentina.


Boas passadas.

Um comentário:

ivana. disse...

Eu também ficaria na dúvida, pois ambas são provas maravilhosas !