segunda-feira, 22 de abril de 2013

66ª CORRIDA SEM COMPROMISSO - COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO DO SÉRGIO


Enquanto a Equipe Gran Cursos Caixa comemorava os primeiros
lugares da Maratona Brasília de Revezamento, nós corríamos,
superando nossos desafios pessoais
E aí, Corredor?!

Pode até parecer estranho para quem acompanha o E AÍ CORREDOR há muito tempo, mas ontem nunca comemorei tanto conseguir correr 20 km.

Vamos começar do começo. Tenho 6 anos de história no mundo das corridas e neste tempo, graças a Deus, nunca tive nenhuma lesão grave. Sempre me mantive nas pistas, tentando conciliar de maneira equilibrada treinamento com corridas, além de vida particular. Sempre primei por não me exceder e coloquei como lema “devagar e sempre”, uma forma de me lembrar que mais vale a pena continuar correndo do que ficar batendo recordes de tempo, que, pelo menos para mim, já não são o principal a muito tempo, principalmente depois que aumentei minhas distâncias nas corridas.

Mas uma lesão chata veio este ano. Desde dezembro uma dorzinha fraca no calcanhar direito me acompa, mas como ela aparecia e depois sumia, não me preocupei devidamente. Mas agora, depois de encarar os 21k da Golden Four Asics e fazer a Volta da Lagoa, ambas no Rio de Janeiro, no início deste mês, esta dorzinha apareceu e não sumiu mais. 

E ela ficou me perseguindo durante mais ou menos 5 dias, e me assustando, com medo de me tirar da Maratona e, pior, das corridas. Aí, sem chance de não fazer uma consulta médica e, ao procurar um ortopedista, ficou constatado o que eu temia. Estou com o famoso esporão calcâneo, muito comum entre corredores, mas que poderia ter sido evitado.

Ou seja, depois de tanto tempo correndo e me vendo ileso, me apareceu uma lesão que, agora, vai me acompanhar pelo resto de minha "carreira" como corredor, trazendo às vezes mais dor e às vezes menos dor, dependendo do meu comprometimento com o alongamento pós-prova.

Assim é que, depois da consulta e de conversar com uma amiga fisioterapeuta, fiquei com aquele receio de correr, que já não fazia desde o dia 09 de abril, na Lagoa/RJ. Não que a dor fosse insuportável, mas ela estava lá, se apresentando e me dando aquele medo.

Aí, meu amigo Sérgio me chamou, junto com outros amigos, para fazer um longão, como preparatório para a Maratona do Rio, que ele também vai encarar este ano. A proposta era correr 32 km, no caso dele, comemorando seus 32 anos de vida. Mas eu, como estava com o tornozelo dolorido, fui para correr 10k. Junto com a gente outros amigos: Orion, Aline, Grace, Paulinho, Thaís e um casal amigo do Sérgio que estava estreando no mundo das corridas.

O longão foi realizado aproveitando a estrutura da Maratona de Revezamento do Correio Braziliense, que acontece todo o dia 21 de abril em comemoração ao aniversário de Brasília. E lá fomos nós, cada um fazer o seu treino, buscando superar a sua meta pessoal do dia.

Minha corrida - Minha proposta para o longão era correr em um ritmo lento, tendo em vista o tornozelo. Queria ver como ele reagiria ao esforço e, se ele "gritasse", pararia imediatamente. Assim, o início foi correndo a um ritmo maior que 6min/km, para aquecer.

A prova passa por um percurso de pouco mais de 10 km que começa e termina na Esplanada dos Ministérios, onde está a chegada e os pontos de transição das equipes. No percurso, duas transições, cada qual tendo que ser feito por um corredor com uma distância de cerca de 5,3k cada.

Nós fizemos o mesmo percurso, excetuando uma parte de 1,8k, que evitamos para não atrapalhar os corredores, já que ali tinha um ponto de transição bem apertado e confuso. Daí, passamos reto por este pequeno trecho.

Fiz a primeira parte da prova, como mencionei, correndo bem tranquilo e sentindo um pouco o tornozelo, mas nada que assustasse a ponto de me fazer parar. No começo, depois de uma leve subida, temos uma boa descida. Já a segunda metade da prova é todo de subida e, em alguns trechos, com a pista extremamente desnivelada nas curvas. Enfim, ótimo teste para recuperar a confiança.

Terminei os primeiros 10k pensando se continuaria ou não e aí, "pilhado" pelos amigos, resolvi fazer mais uma volta, que seria igual a primeira em termos de terreno. Nesta segunda volta, com o corpo quente, nada de dorzinha aparente e fiz a volta muito bem mesmo. Parei com 20k enquanto a galera continuou para completar mais uma volta e, no fim, felicidade total: não senti nada. Alonguei e tudo ficou beleza, em trazendo de volta a confiança e a certeza que o esporão existe mas posso conviver com ele.

O percurso – A largada na Esplanada dos Ministérios sentido rodoviária, começando com uma leve subida. Depois, corremos pela L2 norte, numa descida, até a pista de acesso aos Setor de Clubes Norte e a L4 norte. Aí, quem correu a prova, entra pelo Setor de Embaixadas, encarando uma boa subida e depois uma descida, em um trecho de 2 km, para depois pegar novamente a L4 Norte. Daí, dá-lhe subida até a chegada ou ponto de transição das equipes na esplanada, passando pela Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto e Congresso Nacional, entre outros monumentos da cidade.

Fiz os 20k cravados, superando minha meta do dia. Orion fez 30k, já que veio correndo da sua casa. Aline ficou nos ótimos 27k. Sérgio, como queria, completou os 32 km, Grace fez 29k, Paulinho, 30k e o casal estreante fez, ele, 16 km, e ela, 10 km, uma distância excelente para quem está começando.

No final, muita felicidade por ter conseguido superar o receio e recuperar a minha confiança. E por saber que a minha 3ª Maratona ainda acontecerá, bem como outras provas durante um bom tempo.

Boas passadas. 

4 comentários:

ivana. disse...

Sem dúvida, um excdelente percurso. Parabéns! Meu carinho.

Danilo Confessor disse...

Parabéns Caique. É muito bom recuperar a confiança fazendo algo que mais gosta: uma corrida sem compromisso.

Eu também estava lá na esplanada no domingo. Participei da prova com outros 3 amigos. Amanhã devo postar um relato lá no blog.

Desejo bons treinos e que essa lesão não te atrapalhe nos objetivos traçados.

abçs

Sérgio disse...

Obrigado pela referência. Considero um presente!!!!

Caique disse...

Sergio, grande amigo de passadas. Comemorar o seu aniversário é bom demais, e correndo nem se fala. Ivana, valeu pelo carinho. Danilo, acho que este ano serão muitas sem compromisso por que vou regular minha vontade pra não estressar demais o corpo.
Boas passadas!