domingo, 24 de março de 2013

63ª CORRIDA SEM COMPROMISSO - 15K EM ÁGUAS CLARAS



E aí, Corredor?!

A estrada é o desafio e o horizonte é a meta. Este é o grande lema que impulsiona o corredor para o seu destino, correr. 

Hoje parece que estava ouvindo esta frase "martelando" em minha cabeça durante toda a manhã. Acordei sem nenhuma vontade de calçar o tênis e encarar o asfalto (a estrada e o horizonte). Rolei pela cama durante a manhã mas acabei vencendo o comodismo e pulei da cama. Me arrumei lentamente para encarar o desafio de hoje, que eu nem sabia qual seria. Iria criar meu percurso correndo. Estava meio que sem destino mesmo. 

Mas, às 8h - tinha acordado às 6h30 da manhã - lá estava eu, todo paramentado de corredor, para fazer o que Deus quisesse que eu fizesse. Acabei fazendo um treino, digamos, caseiro. Corri saindo de casa, como tenho feito nos últimos finais de semana, e corri pela ciclovia do Park Way e Arniqueiras, já bem conhecida e por isso mais desafiante ainda, já que, sabendo das dificuldades, teria que lutar contra as "sabotagens" mentais.

O percurso - Os primeiros 2 km eram de descida, saindo de casa até encontrar a pista da ciclovia, tudo no asfalto e, pequenas partes, na calçada. A descida é forte, mas comecei bem lentamente para tentar manter o ritmo. Aliás, se tinha uma coisa que queria fazer era controlar meu ritmo para não ter muitas variações, já objetivando a Maratona de julho, no Rio de Janeiro.

Na ciclovia, o percurso, todo em asfalto, possui variações constantes. Não tem monotonia, trechos planos. Só subidas e descidas. Leves, intensas, rápidas, longas e curtas. Para todos os gostos. No quilômetro 5, sentido Águas Claras - EPNB, uma subida de quase 2k de distância, a mais longa. Mas para mim não é a mais complicada, por que na volta tem a que apelidei de "subida dos eucaliptos", que judia bastante.

Venci as duas. Aliás, venci todo o percurso, mesmo tendo saído de casa com tanta vontade de não sair inicialmente. E, como não poderia deixar de ser, o longão tornou-se um prazeroso passeio. Tanto que a subida final, aquela mesmo dentro de Águas Claras que era uma descida e ia até em casa, fui tranquilo, descansado. 

O ritmo tentei manter na zona dos 5 a 5:59min/km. Minha intenção era não baixar para menos de 5min/km ben ficar mais que 5:59min/km. Na maior parte do percurso consegui, mas em alguns pequenos trechos fui acima dos 5min/km, como na "subida dos eucaliptos", e em outros abaixo, como no descidão de quase 2k, na volta para casa.

Mas, no geral, mantive o ritmo bem como queria, buscando fazer o mesmo pace que fiz ano passado, quando treinava para a Maratona do Rio.

Resultado - No meio da corrida defini a distância. Iria correr 15 km. E deu certinho pelo percurso que corri, saindo de casa, indo pela ciclovia até a entrada da EPNB e voltando para casa. Terminei isso em 1h26, com ritmo médio 5:45min/km.

Férias - No próximo final de semana, descanso geral. Ficarei duas semanas de férias, mas vou correr, no caso a minha 4ª corrida oficial do ano, a Golden Four Asics do Rio, já que estarei lá visitando a cidade maravilhosa. E o bom é que alguns amigos da Equipe X estarão por lá. Serão 21,1 km, uma meia maratona, utilizando parte do percurso que temos na Maratona, só que no sentido contrário, já que saímos de São Conrado e vamos em direção ao Recreio dos Bandeirantes. A Maratona começa no Recreio e passa por São Conrado.

Boas passadas e vamos que vamos por que as corridas só aumentam e tem muita prova boa pelo Brasil e mundo afora, seja no asfalto, trilha ou montanha.

Um comentário:

Danilo Confessor disse...

Belo treino Caique. Já corri por esses caminhos que você percorreu e sei que tem umas subidinhas chatas. Ontem fiz um longão bem parecido com suas "corridas sem compromisso". Foram 18km correndo pelo Guará e Parkway (veja aí o percurso). Gostei da experiência de sair um pouco do percurso já conhecido e "passear" por novos caminhos.

Estou na reta final dos treinos para a Golden Four, espero te ver por lá.

Abraços,

Danilo Confessor
Blog Confissões de um Confessor