domingo, 6 de janeiro de 2013

CORRENDO EM 2013 - UM PASSEIO PELO GUARÁ

E aí, Corredor?!

Começando 2013 na correria. Já foram dois treinos este ano com o objetivo de, digamos, "manter a pegada" e não vacilar por que, por mais que sejam 21k e eu já conheço um pouco as dificuldades da distancia, é melhor estar condicionado por que cada corrida e uma corrida, não é mesmo? E não quero sofre na minha primeira corrida internacional.

Um dos treinos foi uma Corrida Sem Compromisso. Foi ontem, dia 5, que eu (Caique), Nirley e Aline resolvemos encarar mais uma " aventura urbana ". Nossa idéia era sair de Águas Claras correndo, ir até o Guará, cidade satélite próxima e correr pela pista que da a volta na cidade para depois voltarmos a Águas Claras.

O começo foi tranquilo. Pegamos uma boa descida até a saída de Águas Claras e depois a pista de acesso a EPTG, a chamada EPVP. Na marginal da EPTG, indo rumo ao Guará, o único perigo era o trânsito, principalmente por que estávamos no sentido do fluxo. Mas superamos sem dificuldades esta etapa também.

Pegamos uma via que passa pelo Setor de Chácaras do Guará e nos leva já ao Guará II. Aqui, Aline começou a sentir um pouco de cansaço mas continuou nos acompanhando. corríamos com placê de 5:40min/km.

Chegando ao Guará para começar a volta já era 6k corridos. A volta tem cerca de 8k. A distância total até chegarmos em nosso ponto de largada seria por volta, então, de 20k.

Mas o Guará se mostrou um desafio dos mais duros. A pista onde a galera se exercita é toda uma calçada. Não é asfalto, e todos sabemos que correr no cimento é mais duro que no asfalto, que já não é tranquilo. O piso ainda era irregular e o tênis às vezes " prendia" nele. 

Acrescente a isso o cansaço de Aline. Como só eu tinha levado água, ela acabou logo e tivemos que parar num posto para hidratar. Até aí ela sofreu para correr, mesmo com pace nosso acima dos 5:40min/km. Mas depois desta parada ela mudou.

Eu e Nirley, depois de muita insistência da Aline, resolvemos correr num ritmo mais apertado e deixamos ela fazer a corrida dela, já que ela demonstrou muita preocupação de estar atrapalhando o nosso treino. Aí, quando completamos 12k, paramos para esperá-la, mas ela fez foi passar por nós. Voltamos então a correr, desta vez todos juntos.

Mais uma hidratação com água de côco nos 13km, onde a parada foi bem maior, e resolvemos abortar a idéia de voltar correndo até Águas Claras por que já estava ficando bem tarde. Assim, paramos na estação Guará do metrô e dali voltamos para casa no "trem". A distância total acabou sendo de 14,3k. Faltaram uns 150m para completar a volta pela cidade e mais 6k para chegar correndo a Águas Claras.

O mais engraçado ē que Aline, com energia renovada, queria continuar correndo e cumprir o planejamento e quem refugou fomos eu e Nirley. No caso do Nirley, por que ele já tinha feito 12k na esteira. No meu caso, por que, depois da parada para a água de côco, que foi demorada, parecia que eu tinha ficado cheio de nós musculares (rss). O corpo esfriou e meio que travou a musculatura. Mas dava para voltar correndo. 

Valeu a corrida. Agora falta pouco para a Meia Maratona da Disney. A contar da corrida de ontem, 1 semana. 

Boas passadas.

3 comentários:

ivana. disse...

Show de bola, amigo !

Caique responde disse...

Valeu, Ivana

Bom demais mesmo!

Danilo Confessor disse...

É um belo percurso para correr heim Caique!

Conheço muito bem essa pista do Guará que você mencionou, foi nela que comecei minhas mudanças de hábitos, inicialmente com caminhadas, e depois com algumas corridinhas.

Bom, você já deve a caminho de Orlando, mas queria aproveitar a oportunidade para desejar uma boa viagem e que aproveite a prova, que com certeza será uma festa.


Abraços,

Danilo Confessor
Blog Confissões de um Confessor