quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CORRIDAS - RETROSPECTIVA 2012

Chegada da Maratona, prova de 2012

E aí, Corredor?!

Fim de ano, momento de fazer uma retrospectiva deste ano muito especial na minha história como corredor de rua. Foram muitas realizações, entre as quais destaco três principais: correr pela segunda vez uma Maratona, correr pela primeira vez no Nordeste e o fortalecimento das Corridas Sem Compromisso (CSC).

Comecei o ano já com um objetivo: correr a Maratona do Rio de Janeiro bem, uma determinação que surgiu principalmente após eu saber que um bom grupo de amigos queria fazer o mesmo, o que ajudaria nos treinos. Com a companhia de todos nos longões de final de semana, cheguei inteiro para correr os 42,195 km da prova, e, ao contrário de 2010, cheguei inteiro, fechando o percurso em 3h41min.  

Os treinos para a Maratona fizeram-me "tomar gosto" por correr grandes distâncias, de 15k para cima, e encarar percursos diferentes, sem a necessidade de uma prova para isso. Eles me deram confiança para encarar a rua, enfrentar a preguiça e correr pelo simples prazer de correr, sem a necessidade de uma medalha no final para lembrar. Foi o fortalecimento das CSC e, depois, o surgimento de uma outra vertente delas, as CSC de aventura, onde tinha a ideia do percurso, mas não sabai as dificuldades e a distância que iria realmente enfrentar.

Foi assim que fiz mais de 18k pelo Grande Colorado, bairro de Brasília, em janeiro. Em maio, encarei 22k junto com amigos, no Lago Sul, do Pontão até o balão do Aeroporto. No mês de setembro foi a vez de correr de Águas Claras até o Parque da Cidade, passando pela movimentada EPTG, num percurso que no final deu 16,2k. E, já no final do ano, resolvemos eu e Aline correr 19k em novembro "passeando" por Águas Claras - Pistão Sul de Taguatinga - EPNB - Park Way e em dezembro de Águas Claras até o Zoológico, fazendo aqui pouco mais de 21k.

Recordes pessoais foram quebrados. Em maio fiz os 5k na Corrida da União Européia em 22min51, distância que até então tinha feito em 23min. Foi também o ano em que fiz mais corridas, entre provas oficiais (pagas) e CSC, num total de 53 provas até hoje. Nunca corri tanto em um ano. Já foram quase 800 km. Corri duas provas de 10 milhas (Puma e Mizuno), 3 meias maratonas. 

Além da Maratona do Rio, três outras provas foram inesquecíveis. Primeiro, a minha 5ª participação na Volta do Lago Caixa, onde os Batatas Quentes foram incríveis. A equipe formada por mim (Caique), Cláudio, Tião, Aline, Renata, Fausto, Ivan e Eduardo ficou com um honroso 5º lugar entre 112 equipes na categoria Octeto Mixto Aberto, uma das mais complicadas da competição.

A 10 Milhas da Mizuno, prova que estreiou em Brasília este ano, foi uma das mais gostosas de fazer. Ajudada por um percurso diferente e nunca utilizado em provas oficiais na cidade, a prova foi muito bem organizada.

E, finalmente, em termos de dificuldade, o maior desafio foi, sem dúvida, a quente e úmida Meia Maratona Farol a Farol de Salvador. Apesar de ser realizada toda na orla da cidade, do Farol da Itapoã ao Farol da Barra, o calor incomodou e a umidade excessiva quase me quebrou. Foi um desafio e tanto.

E vieram os Desafios Extremos da Equipe X, em circuitos de trilha na Fazenda Taboquinha e no Altiplano Leste, onde tínhamos que encarar grandes subidas e descidas, terreno irregular, atravessar riachos. Foram corridas intensas, difíceis mas extremamente prazerosas por proporcionar o contato com um ambiente diferente do que estamos acostumados a correr, em estradas de terra, no contato direto com a natureza. Em trilha, ainda tive a felicidade de correr algumas provas do Circuito Cross Parques.

Depois de escrever esta retrospectiva, Danilo (valeu, Confessor!), amigo corredor e seguidor do E AÍ CORREDOR me lembrou de outra corrida importante: a que comemorei os 500 posts e 100 seguidores do Blog. Foi em setembro onde eu e os amigos nos reunimos para correr pelo Eixão Norte, comemorando o número histórico, mais um acontecimento da minha retrospectiva 2012.

Os números finais de 2012 foram: 53 corridas realizadas, sendo 26 oficiais e 27 não oficiais (CSC); 779 km percorridos em 2012 e 2.300 desde agosto de 2006; 1 Maratona; 3 Meias Maratonas oficiais; 22 corridas com, no mínimo, 15 km.

E que em 2013 eu possa continuar assim, correndo cada vez com mais prazer. De cara, a primeira prova do ano será a Meia Maratona da Disney, dia 12 de janeiro.

Boas passadas.

2 comentários:

Danilo Confessor disse...

Que beleza de retrospectiva Caique.

Fiquei até cansado e com vontade de correr também (rsrsrs). Só senti falta de sua corrida em comemoração aos 100 seguidores.

Parabéns pelo excelente ano. E que vem 2013 com mais conquistas.

Abraços

caique Responde disse...

Danilo
é verdade, companheiro!!! Esta foi uma corrida das mais importantes. Preciso acrescentar. Obrigado pela dica.
Boas passadas.