segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CORRIDA SEM COMPROMISSO - PASSEANDO PELO ZOO

Depois de 19 km e um passeio pelo Zoo
correndo pela passarela de pedestre para
atravessar a EPGU
E aí, Corredor?!

Definitivamente, minha nova "onda" nas corridas e correr sem compromisso, grandes distâncias, em percursos inéditos, fazendo quase uma corrida de aventura. Depois dos famosos e tão mencionados treinos para a Maratona no 1º semestre parece que correr assim ficou sendo imprescindível e é aí que tenho me realizado correndo ultimamente. Sem querer me exibir, não dá mais para ficar só correndo 5 ou 10k.

Domingo foi mais um dia de Corrida Sem Compromisso. Não sabia qual seria a distância exata a ser percorrida, nem os detalhes do percurso - se tinha muita subida ou descida, se o trânsito seria intenso, se teríamos uma certa segurança pelo trajeto. A única coisa planejada na estratégia é a existência de pelo menos um posto de gasolina para um "pit stop" necessário para repor as energias com uma isotônico e reabastecer as garrafas de água, já que corremos sem apoio nestes casos. 

O trajeto foi: saída de Águas Claras, de casa; desce até a EPVP; vai até a EPNB; desce a EPNB até a saída sul (a parada para reposição da água ficaria em um posto na EPNB); da saída sul (a BR 060) vai até a entrada do Zoológico; dá a volta maior do Zoológico até completar uma distância redonda (15, 16, 17k exatos, por exemplo); passeio pelo Zoo, caminhando; terminaria com uma caminhada ou corrida leve até a estação do metrô do Park Shopping.

Deste percurso todo só conhecia a pista de Águas Claras, uma bela descida, e a EPVP, formada de grandes descidas e subidas. O resto seria tudo uma boa e deliciosa novidade.

Este foi o ano das Corridas Sem Compromisso que eu chamaria "de aventura", onde existia o percurso desenhado, mas o que viria pela frente seria uma tremenda surpresa, principalmente no caso da distância, que saberia depois de correr. Tudo começou com a "Volta pelo Colorado", passou pelo passeio do Pontão ao Balão do Aeroporto e de volta ao Pontão e ainda a corrida pela EPTG, depois a que "Volta da Aline", em que corremos pelo Pistão Sul de Taguatinga e parte da EPNB e, finalmente, a deste domingo, dia 03/12.

Nesta aventura tive mais uma vez a companhia de Aline, uma parceira neste longões que já está focando suas corridas para a Maratona do RJ ano que vem.

Saímos por volta das 9h de Águas Claras. Como mencionei, o início é de uma descida até a EPVP, ótimo para aquecermos. Na EPVP, trecho já bem conhecido nosso (corremos lá no 1º semestre como treino para a Maratona, por exemplo), só subidas e descidas à vontade, inclusive uma subida de 2 km.

Chegando a EPNB, um "mundo desconhecido" por nós, já que nunca havíamos corrido o trecho definido. Nos deparamos com mais subidas e descidas boas. Aqui, o trecho mais tenso do percurso. Resolvemos correr por cima do viaduto, onde o trânsito é mais intenso. Ali não tínhamos faixa de segurança, mas como era um trecho curto, resolvemos arriscar. A adrenalina foi "aos picos" por conta de caminhões e ônibus, além de carros, que, velozes, passavam correndo ao nosso lado. 

Saída sul, só subida para depois dos postos e concessionárias, encararmos um descidão e novo subidão, até que pegamos um trecho de grama na EPGU até a entrada do Zoológico, mas por prevenção já que a pista não oferecia segurança e tínhamos que correr no sentido do fluxo do trânsito. 

No Zoo, a volta completa deu 3,8k e, para completarmos a distância redonda, corremos mais alguns metros. O total do percurso, correndo sem parar, foi de 19k. Depois, para relaxar, passeamos pelo Zoo e, no final, nos dirigimos para a estação do metrô, que fizemos andando e correndo leve. Aí, levou mais 2,7k. No final, contando toda a distância, deu mais de que meia maratona (rss).

Foi uma excelente corrida, que não vamos esquecer mesmo. No final, relaxados, pegamos o metrô e ficamos comentando todo o trajeto e tudo o que aconteceu. E constatamos que correr sem compromisso, na aventura, é muito bom.

Se você já tiver uma certa experiência em corridas de rua e nunca correu sem a organização de uma prova, experimente, de preferência com um amigo. Aí você vai descobrir o verdadeiro prazer de correr. 

Boas passadas.

Nenhum comentário: