domingo, 9 de setembro de 2012

CORRIDA DE AVENTURA URBANA - ÁGUAS CLARAS AO PARQUE DA CIDADE

EPTG em dia de tránsito. Hoje, no meu desafio
estava bem mais tranquila, mas movimentada
E aí, Corredor?!

Acordei hoje com uma tremenda vontade de correr. Coisa de quem gosta mesmo. Mas não queria fazer uma corrida "comum", tipo ir até algum parque ou correr pelo eixão, por exemplo, locais já bem explorados pelas minhas passadas.

Queria correr em um local diferente. E um lugar que sempre passo e fico com aquela vontade de correr é a EPTG (Estrada Parque Taguatinga), grande via que liga a cidade de Taguatinga ao Plano Piloto, assim como Águas Claras, Guará e outros locais do Distrito Federal (DF).

Não é um circuito simples, mais pelo certo perigo que a via oferece, já que é uma das mais movimentadas do DF, se não a mais movimentada, do que pela dificuldade do percurso, que não é fácil, já que o meu propósito era sair de casa - moro em Águas Claras - e ir correndo até o Parque da Cidade, que fica no Plano. 

Passo quase todos os dias por este percurso, mas nunca marquei a distância exata do trajeto. A minha idéia era chegar ao Parque, mas acabei estendo mais o caminho e fui até o estacionamento 10, local dos treinos semanais. A distância total ficou, então, em 16,2 km.

Saí para correr às 7h30 da manhã. Apesar de cedo, como Brasília está extremamente seca e o sol castiga a cidade há cerca de 2 meses - estamos sem chuva desde junho - correr fica mais complicado um pouquinho. A dificuldade de respirar fica maior e o cansaço chega mais rápido. 

A primeira parte do percurso, em Águas Claras, foi de uma boas descida até chega à ciclovia do Park Way/Águas Claras. Aí terreno plano que ficou assim até a EPTG, o grande desafio. Nela, nada de rotina. Subida, descida, e mais subida e descida. Subida grande, boa. Descida nem tanto, leve. Só voltou a ficar plano já próximo ao Sudoeste, bem perto do Parque. Dentro do Parque, o circuito já velho conhecido, de sobe e desce também.  

Terminei tudo, os 16,2 km, em 1h26 min. O pace médio foi de 5min22/km. Corri tranquilo, sem estresse, curtindo a "aventura" de correr sem saber a distância e o que iria enfrentar ao certo e comemorei a chegada ao Parque como se fosse o final de uma grande prova. Tudo por que já havia pensado várias vezes em fazer o percurso, mas não conseguia pelo receio do perigo dos carros e de ser difícil ter um staff para ajudar.

No caminho, água e duas bisnagas com o salvador gel de carboidrato. Comigo o meu MP3 amigo de corridas, num volume baixo. E corri basicamente o tempo todo na contramão dos carros para me prevenir contra qualquer problemas com os carros e principalmente ônibus, já que neste último caso os motoristas não aliviam em nenhum momento, abrindo um pouco para não passar tão perto da gente.

Enfim, deu tudo certo. E terminei feliz mais esta corrida sem compromisso.

Detalhe: não recomendo o percurso para quem não tem muita experiência em longões e corridas em locais bem movimentados.

Mas, fora isso, para quem tiver assim, é um percurso bem interessante. 

Boas passadas.

Nenhum comentário: