segunda-feira, 16 de julho de 2012

POR QUE CORRER ?


E aí, corredor?!


Depois de corrermos uma prova que planejamos por um bom tempo, tipo "prova do ano", tem muita gente que acaba meio perdido, sem encontrar motivação para continuar a treinar ou a correr.

É um sentimento normal, que acontece com muitas pessoas. Outras, pelo contrário, se motivam mais ainda. Mas tem aquelas que ainda não encontraram o "clique" que motiva a correr, mesmo sem uma prova como meta num curto prazo.

Manter "o pique" no treinamento não é algo simples. Muitas pessoas, principalmente aquelas competitivas, tem na realização de provas uma forma de se manter motivado para treinar e correr. Mas quando as provas começam a rarear ou o corpo necessita de descanso não temos como usar este artifício como forma de continuar com essa motivação.

Tem ainda aqueles que atingem suas metas no esporte, já que o principal objetivo é estar sempre quebrando seus recordes pessoais de tempo. Então, quando as barreiras começam a se tornar difíceis e sua perfomance permanece a mesma e os objetivos vão se tornando  difíceis de serem alcançados,  a desmotivação pode acontecer.

Aconteceu comigo em 2009. Depois da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro me vi sem a mesma "pegada" para treinar como no início do ano. Tinha uma meta em 2009 que era de correr os pouco mais de 21 km da prova em setembro, o que foi realizado e com êxito. Depois, na volta da cidade maravilhosa, "bateu" uma preguiça, uma falta de vontade de treinar.

Aí, por coincidência, li em uma das edições da Revista O2 sobre o tema da desmotivação, dando diversas dicas sobre como se manter motivado. 

E uma das formas é utilizar circuitos novos ou com terrenos diferentes para correr e/ou treinar.

Fiz isso. Corri, como já relatei também em post anterior, quase 19k em um circuito que não havia experimentado mas que estava querendo fazer há um tempo. E criei um novo "gás" para manter meus treinamentos e criar novos objetivos.

O desafio de correr ou de manter a prática regular de qualquer esporte está também em manter a motivação nesta sua prática. E a corrida tem um outro agravante, ser um esporte solitário, o que pode ser um impeditivo quando não temos ninguém para nos "empurrar" para nossas passadas.

Crie novos percursos, chame um amigo para correr junto, estabeleça como meta correr outra prova complicada, desafiadora em um prazo um pouco maior de tempo e procure diversificar os treinos, fazendo em terrenos diferenciados, como asfalto e grama, ou terra.

Chame sua equipe para fazer também um circuito diferente. E coloque como meta não o fator tempo, mas sim a distância, a possibilidade de conhecer novos locais para correr.

Por último, uma dica é fazer um diário de suas corridas, assim como eu faço o E AÍ, CORREDOR?! . Escreva sobre suas provas ou suas passadas para que outras possam também conhecer sua experiência.

Perder "o pique" jamais!

O vídeo veiculado pela Nike, feito na Human Race 2008, em São Paulo, quando foi perguntado para vários corredores por que eles correm, é uma forma de se descobrir ou de encontrar outro porquê para correr. Por isso, é claro, ele inicia este post.

Boas passadas.

P.S.: Post publicado originalmente em 16/10/2009.

Nenhum comentário: