domingo, 10 de junho de 2012

OS 26 KM QUE VIRARAM 27

Da esquerda para a direita: Tião, Paulinho e eu (Caique)
rumo à Ponte JK
E aí, Corredor?!

Tenho algumas nem famosas no currículo como a Volta da Pampulha, de Belo Horizonte, a Meia Maratona Internacional do Rio, a São Silvestre, a Volta da Ilha e até uma Maratona no Rio, mas em nenhuma delas e em nenhuma outra prova o treinamento anterior foi tão específico e tão forte com têm sido o que estou fazendo para esta minha segunda maratona.

Ha pelo menos dois meses o que sempre faço nos finais de semana é correr longões. O primeiro foi de 22k, depois veio um de 26k, que eu acabei fazendo 24k. Depois veio um de 28k, quando realmente passei a ter confiança no meu desempenho na maratona. Veio um de 21k, o menor, depois os pesados 33 km do final de semana passado e hoje fiz 26k, ou melhor, 27,7 km de tão bem que estou me sentindo neste longões atualmente. Já são 177 km corridos, isso sem contar algumas provas que me inscrevi no meio do caminho, como a de ontem, da Track & Field Night Run, de 6 km.

O legal é que estes longões despertaram em mim o prazer em correr grandes distâncias. Não, também não quero me tornar um especialistas em maratonas bem tão pouco me arriscar em uma ultramaratona (provas de 60 km para mais). Apenas estou curtindo conseguir correr mais de 20 km com tranquilidade, sem sentir tanto o esforço, curtindo cada passada.

Na verdade, nos dois primeiros longões da planilha de treinamento, confesso que sofri. Fiz os 22k em um esforço maior do que deveria e depois, quando era para fazer 26, acabei sabotando a planilha e correndo 24k. Só depois dos 28 km, que fiz bem e curtindo, foi que realmente aconteceu o "click" no meu condicionamento e passei a gostar deste longões.

E hoje me senti melhor ainda que nos 28k ou nos 33k da semana passada. Corri bem, mesmo sendo um percurso cheio de subidas e descidas, com circuito bem variado. A escolha do nosso treinador foi o Lago Sul, saindo do Pontão novamente, mas só que sentido Ponte JK. Além dos "maratonas" tinha também os "meia maratonas", que tinha que correr 14k.

Estávamos eu (Caique), Paulinho, Edna, Susete e Tião ("maratona") e Gislene, Tião, Nati, Nilson, Thaís, Grace, Sérgio e seu primo e Leane ("meia maratona").

Fizemos 11 km na ida, indo até um pouco antes da Ponte JK, e os outros 15k foram na volta, no meu caso, 16,7k. Eu, Paulinho e Tião acabamos nos distanciando um pouco de Edna e Susete, tentando manter o ritmo de 5min40/km, nosso tempo run (tempo que queremos impor no dia da maratona). 

Na volta, depois da maior subida do percurso, acabei me desgarrando de Paulinho e Tião e fiquei sozinho por uns 4k. No quilômetro 23, resolvi voltar e pegar a turma e encontrei Edna e Susete, que acompanhei até chegarmos ao final. Como já tinha corrido um pouco mais, acabei fazendo 27,7 km e elas, guerreiras, os 26k propostos na planilha.

Isso por que me senti bem. Corri com tranquilidade mesmo, sem sentir o esforço. Nada de dores nem cansaço. Percebo que o treino está valendo muito à pena mesmo. Isso foi reforçado pelo meu médico. Fiz um exame cardiológico, com um teste de esforço que verifica o VO2, e o resultado foi que, em relação ao teste anterior, o meu consumo de carboidrato - energia - está começando mais tarde que antes do treinamento. Meu combustível inicial é a gordura e bem depois queimo carboidrato o que é ideal para provas de longa distância.

Ou seja, tudo pronto para fazer hoje a maratona se quisesse. E espero que tudo pronto para o dia 08 de julho, dia da prova. Minha meta não é tão ousada, pois primeiro quero terminar e se possível em menos de 4h já que a minha primeira fiz em 4h11 por conta da cãibra na panturrilha. É isso mesmo, digo que primeiro quero terminar mesmo já tendo feito isso por que sei que a maratona tem muitas surpresas. São 42,195 km que tudo pode acontecer com o corpo. Mas, se for pela preparação deste ano e pelo meu atual condicionamento, sei que posso fazer bem.

E vamos que vamos, correr que é bom demais! Na próxima semana tem Volta do Lago Caixa, com a turma dos Batatas Quentes - a missão, o octeto com quase a mesma turma do ano passado. E antes da maratona ainda temos pelo menos mais um longão.

Boas passadas.

2 comentários:

Danilo Confessor disse...

Parabéns pela determinação e pelos treinos Caique.

O legal dessa sua preparação é que percebe-se que você está curtindo todo o processo. Lá no meu blog eu coloquei um frase do Gandhi que ilustra bem isso: "A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

É isso aí, boas passadas para você também...

Caique responde disse...

Valeu Danilo. Realmente estou curtindo desde que superei bem os 28 km. Está sendo uma nova descoberta para mim no esporte.

Vc também vai ver quando encarar a sua.

Boas passadas.