quarta-feira, 2 de maio de 2012

VINTE E DOIS "CURTOS" QUILÔMETROS

Ciclovia do Lago Sul. Ótimo local para um corridão
E aí, Corredor?!

Terça-feira, 1º de maio. Feriado do dia do trabalho. Tempo frio, com uma névoa nas primeiras horas da manhã em Brasília. Mas, apesar da preguiça e da extrema vontade de continuiça uar dormindo, a preguiça não nos venceu e foi mais um dia de correr, objetivando o melhor condicionamento para encarar a maratona do Rio de Janeiro, em julho.

Juntamos eu (Caique), Ivan, Ivanilson e as meninas Aline e Edna para encarar o desafio de fazer um longão nas primeiras horas da manhã. O local da saída foi o Pontão do Lago Sul e o objetibo era correr 20 km, mais ou menos no ritmo da maratona, todos os cinco juntos, sem os homens se desgarrarem muito das meninas. Ou seja, o propósito era que elas ditassem o ritmo.

O sentido tomado foi o balão do aeroporto, no início do Lago Sul, bairro nobre de Brasília. A idéia era fazer 10k na ida e daí voltar para completar a outra metade do longão, os outros 10k.

Partimos mais ou menos às 8h10 da manhã. O clima não estava nem muito frio e nem um pouco quente, tempo nublado com uma pequena névoa, ideal para correr. Tudo estava realmente ajudando para que fizéssemos um agradável longão, como foi o que aocnteceu.

O percurso, basicamente plano, também ajudou. Além disso, não só pelo horário como também pelo dia, corremos com segurança, usando a ciclovia da grande avenida que corta o Lago Sul, com total segurança, só dividindo espaço com os muitos ciclistas que treinam no local.

E nos empolgamos tanto que corremos até mais do que 20k. Completei, no final, 22 km querendo correr mais. Foi realmente um dos melhores dias de corrida que já tive até hoje.

Corremos juntos o tempo todo. Detalhe: conversando os 21 km - eu fui um dos poucos que resolveu correr 1k a mais, e por isso segui, claro, calado. Os assuntos eram variados, o que não nos fez perceber a distância.

Já com 10 km uma preocupação: Aline sentiu uma forte cãibra nos dedos dos pés. Tivemos que parar para rela se recuperasse, o que conseguiu graças à ajuda do Ivanilson, que ajudou fazendo um excelente alongamento, que a fez retornar inteira para o restante do longão.

Aí foi curtir a volta para o Pontão, o que acabou fazendo a gente correr uma meia maratona, já que completamos 21 km de corrieda. Eu fiz mais 1k apenas para "soltar" a musculatura, lentamente. Terminamos o percurso em 2h12min43s, num ritmo médio de 6min20s/km, bem tranquilo mesmo, como propussemos antes de iniciarmos.

Foi um excelente longão. Aline sentiu a cãibra no meio do percurso e depois do alongamento não teve mais nada. E chegamos inteiros no Pontão, onde terminamos tudo com um alongamento e muita conversa, já marcando outro para o final de semana.

Boas passadas.

Nenhum comentário: