quarta-feira, 9 de maio de 2012

MARATONA - UM DESAFIO E TANTO

E aí, Corredor?!

Os treinos para a Maratona continuam intensos, e cada vez aumentado mais. Se antes nós treinávamos ao nosso gosto, agora temos os longões orientados pelo treinador, que a cada final de semana aumenta a distância a percorrer, como deve ser feita a preparação correta para este desafio.

Que não é fácil! Encarar os mais de 42 km de uma maratona não é tarefa nem decisão para qualquer um tomar, principalmente nós, atletas amadores. Mesmo com um bom condicionamento, treinando semanalmente, são necessários cuidados para não vacilar no dia D.

Quando corri a prova em 2010, minha primeira e até agora única maratona, não me preparei direito mas li muito sobre o assunto e uma das considerações que lembro bem é que nosso corpo não foi feito, humanamente, para correr mais do que 3h seguidamente, ou mais ou menos 30k. Por isso a temida barreira dos 30, fantasma que assombra todos os maratonistas. É ali que começamos a sentir o cansaço físico do esforço repetitivo. E é para não ter surpresas que devemos nos preparar física e também psicologicamente.

Recentemente li uma matéria interessante do site IG, na sua editoria Bem Estar, que falava justamente da maratona, trazendo dicas interessantes de especialistas. Dicas que estamos seguindo, com a ajuda de nosso amigo Nirley, personal runnig da Equipe X.

Segundo eles, um mês antes da maratona o atleta deve ser capaz de correr 24 km contínuos "confortavelmente". Isso quer dizer que, ao final desse percurso, ele deve sentir que seria capaz de correr um pouco mais. 

Ao seguir um plano de treinamento, você será capaz de ganhar resistência física. Entretanto, se ficar doente ou se machucar durante o treinamento, interrompa-o. Não volte a treinar até que seu corpo tenha se recuperado totalmente. Se você sofre de alguma doença ou complicação que pode colocá-lo em risco, se você é diabético ou tem doença cardíaca, procure aconselhamento médico. 

No dia do evento, lembre-se de se aquecer, administre sua energia e descanse se sentir dor ou desconforto. "Infelizmente, em circunstâncias muito raras, algumas pessoas vão sofrer complicações imprevistas, normalmente ligadas a condições anteriores. Mas para a grande maioria das pessoas, os benefícios que o exercício traz para a saúde são maiores do que os riscos". "Aconselhamos qualquer pessoa que tenha alguma preocupação a visitar o médico antes de participar".

Dicas pessoais agora: nos longões, procure fazer o que você vai fazer no dia da prova. Ou seja, use tênis, roupas, acessórios, quantidade de gel, enfim, tudo o que você está pensando em usar para cumprir os 42k, tudo para já ir se acostumando.

Academia é importante, mas nada de muito peso. O importante é o fortalecimento muscular para aguentar o esforço repetitivo dos 42k.

Preparação psicológica é fundamental. Ou seja, prepare sua mente e só encare a maratona se tiver certeza que pode. Se não, tente em outra ocasião por que o psicológico é pelo menos 50% do sucesso na maratona.

E no dia da corrida, se tiver que andar, ande. Não caminhe mas ande rápido, quase num ritmo de marcha atlética. E leve um dinheirinho sobressalente para qualquer necessidade durante a prova, como não aguentar e ter que pegar um táxi. 

E lembre-se: a corrida tem que ser com prazer. Nada de se matar por que 42k não são 5 ou 10k, quando você pode se exigir mais, correndo forte o tempo todo. Cadencie seu ritmo e tente manter o mesmo durante o percurso.

Boas passadas.

2 comentários:

Danilo Confessor disse...

Olá Caique, desde quando comecei a correr, passei a seguir seu blog. Acho sempre muito úteis as informações que você posta por aqui.

Parabéns pelas evoluções nos treinos, estou torcendo pelo seu sucesso na maratona.

Eu participei de 03 provas de rua, mas ainda não me considero um corredor, até porque ainda não treino regularmente. Meu objetivo ainda é a perda de peso. Mas acompanhando os blogs dos corredores, cada vez mais me interesso pelo esporte.

Abçs

Danilo Confessor
http://confissoesdeumconfessor.com

Caique Responde disse...

Valeu, Danilo.

Também estou de olho na sua evolução. Se é de Brasília, aproveite para correr com a Equipe X, e encarar um longão da Maratona quando estiver mais condicionado.

Boas passadas.