sábado, 28 de janeiro de 2012

CORRIDA DE REIS 2012 - EU FUI !

E aí, Corredor?!

E lá se foram mais 10 km. Hoje fiz mais uma Corrida de Reis,  a 42ª edição, junto com cerca de 8 mil corredores, entre inscritos e "pipocas", entre os quais eu me incluí neste ano. Não me senti tão culpado assim, já que a própria organização incentivou a nossa presença e a inscrição era quase gratuita (5 kg de alimento não perecível).
Não consegui fazer a inscrição. Tentei fazer, mas uma semana antes do encerramento do prazo elas já haviam encerrado. Nem fila de espera consegui pegar. Mas mesmo assim não poderia deixar de comparecer à prova, a mais tradiocional da cidade, ainda mais este ano que ela prometia mais ainda, pela número recorde de corredores, a grande presença de atletas de elite de altíssimo nível atraídos pela excelente premiação, de R$ 10 mil para o primeiro lugar.
A prova este ano teve outra diferença: começou às 19h30 para a pelotão geral. Um bom horário, que, é claro, deixou o trânsito complicado, já que ocupou por mais de 4h uma das principais vias de Brasília, o Eixo Monumental, onde estão os mais conhecidos cartões postais da cidade. Mesmo com a aviso prévio de mais de 2 meses de antecedência, a população nunca esta preparada, e reclama bastante. Esta, aliás, é uma das evidências que mostram a cidade não compora corridas de grande porte e por isso que aqui, apesar das largas avenidas, nunca teremos uma prova como por exemplo a São Silvestre, com 25 mil atletas.
Como estava na "pipoca", fiquei bem atrás do pelotão de largada, para não atrapalhar ninguém. E tive que disputar espaço com os 8 mil corredores que dividiram as três faixas separadas na avenida para corrermos. Não sabia se faria 6 ou 10 km, as duas distâncias da prova, e iria decidir durante o decorrer da corrida. Ainda mais depois de, antes, ter encarado uma deliciosa feijoada. Por isso, iria ver como o meu corpo se comportaria durante a prova para então decidir.
Como comecei nem atrás, não pude correr forte e a meu grande trabalho era desviar dos corredores mais lentos. Pior ainda, desviar de bicicletas e crianças, que, como não tem nenhuma experiência nem obrigação, acabavam atrapalhando nossa corrida. Culpa dos pais, que tinham que evitar isso. Mais um motivo do porquê Brasília não pode sediar provas maiores.
A organização foi impecável o tempo todo. Água no percurso a cada 3 km para todo mundo e toda a pista segura, com o apoio da polícia, orientando inclusive os corredores afoitos que insistiam em sair da área de segurança. Mas esta mesma polícia também atrapalhou em um certo momento, cruzando a pista e atrapalhando milhares de corredores justamente na subida. Mas tudo bem, foi só uma vez.
Bem, voltando à corrida, os primeiros 5 km foram de descida. Saímos da altura do estacionamento do estádio Mané Garrincha e seguimos em direção ao Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal. Daí pegamos um retorno e lá fomos nós, descendo com destino ao Congresso Nacional, passando pelo Centro de Conveções, Parque da Cidade, Rodoviária local, Museu Nacional, Catedral, Ministérios.
Até aí, descida. No Congresso Nacional, depois de um novo retorno, começamos a subir. Aí passamos pelo Palácio da Justiça, os outros Ministérios, Teatro Nacional, novamente a Rodoviária local, Torre de TV, depois da subida mais ingreme, e daí já avistávamos o local da chegada, no esacionamento do Ginásio Nilson Nelson.
Corri novamente bem. Não fiz um tempo fantástico, terminei os 10k em 48min, mas gostei por que, psicologicamente, foi mais uma prova perfeita, sem "sabotagens". Já é a quarta corrida que faço assim. Desde a Adidas de Dezembro, depois a São Silvestre, Corrida do Marmelo e agora a Corrida de Reis. Corri bem, tranquilo, mentalmente concentrado e no ritmo.
Com cerca de 8 mil corredores, esta prova se tornou, com certeza, a maior corrida de rua do DF. Recorde de inscritos e mais ainda de corredores. Muita gente envolvida, com um público assistindo bem empolgado. Mas, apesar da organização ter feito de tudo para que a prova fosse realizada de maneira tranquila, os participantes fizeram um pouco de confusão.

Mas, no geral, ótima prova. Gostei de participar, fiz uma boa corrida e deu tudo certo. E lá se foram mais 10 km para o currículo.
Boas passadas.

Nenhum comentário: