quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A ENIGMÁTICA SÃO SILVESTRE

São Silvestre: este ano eu vou!
E aí, Corredor?!

A São Silvestre, mais famosa corrida de rua do Brasil, é uma corrida enigmática. Pelo menos para mim.

Isso por quê a pergunta que mais persegue a nós corredores quando conversamos com nossos amigos, familiares e até os motoristas de táxi que adoram um bom papo a primeira pergunta que vem para a gente é:
- Você já correu a São Silvestre?

E dá-lhe explicações de que não por que, apesar da fama, a São Silvestre não é uma corrida tão difícil assim, além da data de realização não ser lá muita convidativa já que reveillon maneiro a gente passa na praia, e outras justificativas mais para mostrar o porquê nunca corri a prova paulista.

Muitos acham até que a São Silvestre é uma maratona e, depois de explicar que não a gente percebe que eles mal sabem qual é a distância de uma maratona (rss).

Mas, realmente, esta prova me persegue há bastante tempo. 

Quando moleque, gostava até de ver a corrida, quando passava o ano novo mais tranquilo e ela era realizada realmente à noite. E eu primeiro ficava lá, torcendo pelos atletas brasileiros e depois encantando com o mundaréu de gente correndo e passando a meia-noite deste jeito. Achava aquilo uma loucura mas me divertia e me distraia vendo as imagens da prova.

Depois, já um corredor, desde que comecei a correr sempre me fazem aquela pergunta. Mas eu nunca tive animo para encarar a prova de São Paulo. Priorizei até a Volta da Pampulha, que, pela distância (18k), me parece mais complicada a São Silvestre. E não tinha tanta vontade até por que pouco conheço a capital paulista e, pelo menos para passar o ano novo, não tinha lá muita vontade de encarar os 15k não.

Outro motivo também era que é uma prova lotada e a gente, corredor popular, não consegue nem desenvolver nossa estratégia de corrida, pelo menos nada conseguimos nos 5 primeiros quilômetros, conforme mencionado por amigos que já foram.

Aí, depois de tanta ouvir a pergunta e ficar meio que me explicando para os incautos, este ano a São Silvestre caiu no meu colo. É, por que vão mais de 20 amigos corredores da Equipe X, o que me animou por que aí poderemos curtir o reveillon em boa e conhecida companhia. E já decidimos que vamos fazer uma festa mesmo, que irá começar na hora de começar a correr.

Mesmo com toda a polêmica sobre a mudança de percurso, que levou até alguns atletas a desistir da prova, eu vou com a galera. Até por que nunca corri e se pudesse escolher, preferia voltar com a prova para noite, como era no início, a querer a volta do percurso tradicional.

Agora eu quero é correr a São Silvestre, e colocar no meu currículo esta famosa e enigmática prova paulista. Até por que acho que chance como essa não deve aparecer de novo e, mesmo que apareça, não sei se vou querer correr não.

E, depois do dia 31 de dezembro vou poder ouvir aquela pergunta do início e responder sorrindo: - Corri sim, meu amigo.

Boas passadas. 

Nenhum comentário: