segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DICAS PARA A CORRIDA DE SÃO SILVESTRE

E aí, Corredor?!

A São Silvestre já está "batendo à porta" e a ansiedade de correr esta prova tão famosa está, surpreendentemente para mim, aumentando. Não pensei que ficaria tão ansioso assim, já que nunca dei aquele "valor" devido a esta prova. Negligenciei a inda a ela tantas vezes por motivos vários mas principalmente por que outros compromissos impediam a ida. E este ano a inscrição veio meio do nada. Agora que estou inscrito, quero logo colocar o tênis e deixar minhas passadas pelas ruas de Sampa.

Pois bem, como sempre faço para me manter informar e ao mesmo tempo informar aos seguidores do E AÍ, CORREDOR, li as revistas e sites de corrida, que, é claro, têm como principal assunto a São Silvestre. E uma matéria me chamou a atenção. 

É a da Revista Runners, que no seu site colocou dicas interessantes para o dia da prova. Veja algumas delas:

  • Na alimentação, no almoço é interessante ingerir pouca gordura e proteína, como carnes e ovos, além de aumentar a quantidade de carboidrato (arroz, batata, macarrão e feijão). Não é por que a gente vai correr que temos que comer mais. É importante manter sua rotina usual de refeições.
  • Chegar ao local da prova com pelo menos uma hora antes do seu início.
  • Beber cerca de um litro de líquidos nas duas horas que antecedem a largada, sendo metade de sucos ou isotônico e metade água.
  • Ingerir uma barra de cereal neste mesmo período de duas horas antes do início da prova, além de uma banana e uma fatia de pão branco com manteiga (se for possível), para garantir a energia que será gasta durante a prova.
  • Respeitar a vontade de ir ao banheiro, para não prejudicar o desempenho nem prejudicar a saúde.
  • Durante a prova consumir líquidos (água e isotônico) em pequenas quantidades, repetidas vezes, sendo pelo menos um litro durante o percurso, nos postos de hidratação. 
  • Para manter a energia é indicado a ingestão de um gel de carboidrato ou uma bisnaga com geléia a cada 30 minutos.
  • Ao final da prova fazer uma refeição com pouca proteína e gordura nas duas primeiras horas e comer frutas.
  • Também ao final, tomar isotônico para suprir as perdas de calorias e líquidos do corpo.
É claro que muitas desta discas são meio complicadas de seguir, como comer o tal pão branco com manteiga. Mas podendo, ótimo.

Boas passadas.

OBS.: Veja a matéria completa da Revista Runners.

Nenhum comentário: