terça-feira, 15 de novembro de 2011

FAUJA SINGH - MARATONA AOS 100 ANOS

E aí, Corredor?!

Esta incrível "máquina" que é o corpo humano surpreende cada vez mais a todos, leigos ou estudiosos do tema. Já havia me surpreendido depois de contar a incrível conquista de Ed Whitlock, corredor inglês cuja última vitória foi completar a Maratona de Roterdam em menos de 4h, aos 80 anos de idade, meus amigos. 

Mas no mês passado -  isso mesmo, a notícia já não é tão nova para nós corredores - fiquei realmente boquiaberto ao saber que um corredor de 100 anos fez inteirinho os mais de 42 km da Maratona.

O feito foi conseguido pelo também britânico Fauja Singh, apelidado pelos corredores de "O Furacão de Turbante" por que corre como você estâ vendo na foto, com um enorme turbante enrolado na cabeça. 

O "Furacão" fez a prova em 8h25min, no dia 16 de outubro passado, em Toronto, no Canadá, tornando-se o mais velho maratonista do mundo. E esta foi a oitava maratona do inglês, que, é claro, entrou para o livro dos recordes pela façanha, que antes era do grego Dimitrion Yordanis que correu em Atenas, completando a Maratona com 98 anos.

Fauja Singh ainda tem outros feitos em relação a suas outras Maratonas. Em 2003,  também em Toronto, aos 92 anos de idade terminou a Maratona em 5h40min. A sua primeira Maratona foi aos 89 anos, quando completou em Londres, em 2000, com 6h54min.

Ele começou a correr aos 81 anos, há 20 anos atrás, e, ainda mais incrível, atribui a sua alimentação vegetariana a sua longevidade nas corridas e suas conquistas.

Este ano realmente os feitos dos homens nas Maratonas estão superando expectativas. Um corredor que completa aos 80 anos uma maratona com menos de 4h; outro que completa a prova com 100 anos e ainda é vegetariano; e ainda temos os quenianos - sempre eles - que estão tornando comum completar os 42,195 km em 2h03 e prometem baixar mais ainda este tempo.

E eu ainda receoso de enfrentar uma nova maratona depois de completar a minha em 4h11 (mais que o "coroa" inglês de 80 anos) e sofrer com uma cãibra por 6 km.

Boas passadas.

Nenhum comentário: