domingo, 13 de novembro de 2011

DICIONÁRIO DE CORREDOR

E aí, Corredor?!

O caderno Super Esportes, que vem encartado ao jornal Correio Braziliense, traz todo o dia uma matéria sobre o nosso esporte, a Corrida de Rua. Uma das matérias, inclusive, foi a da Equipe X indo para a São Silvestre, estão lembrados?

Na edição do dia 09 deste mês saiu uma matéria sobre os termos usados pelos atletas e treinadores em treinos e corridas, usados para definir alguma situação ou momento. Vamos conhecer alguns?

  • Coelho - esta, que vê transmissões pela TV já conhece. São os atletas contratados para largar na frente e ditar o ritmo mais forte do pelotão. No caso de nós, amadores, podemos encarar como aquela pessoa que a gente escolheu numa prova e que a gente fica lá, tentando acompanhar.
  • Podar - o treinador percebe que o atleta está em um ritmo acima de sua capacidade e logo o poda, avisando que se continuar, dificilmente ela chega ao final da prova. Isso é coisa que nosso treinador amigo, Nirley, não faz. Na verdade, ele ensina a gente a conhecer nossas capacidades.
  • Quebrar - quase "quebrei" na Maratona do RJ, que fiz em 2010, por conta de uma cãibra quase insuportável na panturrilha. Ou seja, quase parei no meio da prova. Simplesmente a perna teve uma hora que não respondeu mais e quase me tira da minha maratona. Fiz uma massagem, diminui o ritmo e segui em frente para completar minha primeira e única Maratona.
  • Rebocar - isso é uma das maiores habilidades do meu "irmão" das pistas, mestre Orion. Fazendo a minha primeira Meia-Maratona, a da Caixa em Brasília, eu já estava nas últimas faltando pouco menos de 1k para cruzar a chegada quando chega Orion e me "empurra" me incentivando. E Orion já fez isso com outros muitos amigos corredores. 
  • Canela Seca - este, no caso da Equipe X, é o nosso amigo Franck. O cara tem biotipo de corredor, corpo esguio e magro e não perde nenhuma competição, além de ser uma fera das pistas.
  • Pace - ritmo de cada corredor. Quem tem um relógio com esta medição ou ama ver a cada quilômetro ou odeia. É um dos balizadores para ver o condionamento.
  • Pacing - corredor que serve de referência do pace dos atletas. São aqueles que correm com o pace nas costas e marcam o ritmo de um pelotão. Teve isso na corrida da Asics domingo passado. Muito legal.
  • Sobrando - mais uma vez destaco o Franck na nossa Equipe X. Ele sobra nos treinos e nas provas. Corre muito mais que eu, pelo menos. E assim temos outros como o próprio professor, Nirley, Ivanilson, Ivan, Claudinho . . . 
  • Pelotão - a galera que se junta e segue o mesmo pace ao longo do percurso. Difícil se formar caso não tenham os pacings.
  • Educativos - são os "aquecimentos" que nosso professor dá nos treinos da Equipe. Corre de lado, calcanhar com calcanhar, tiros alargando a passada, trotinho, pula corda, pula escada no chão . . . cansa, galera. Muito.
Boas passadas.

Nenhum comentário: