quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CORRIDA E CAMINHADA VENCEREMOS A CORRUPÇÃO

E aí, Corredor ?!

Este ano, um movimento social tomou contas das ruas das principais cidades brasileiras. Através das redes sociais (Facebook, Twiter, Orkut, E-mail), milhares de brasileiros se reuniram para uma passeata contra a corrupção. A primeira que tive notícia aconteceu no dia 07 de Setembro, não por acaso dia da nossa independência, e reuniu, apenas em Brasília, 25 mil pessoas, jovens e adultos, mostrando sua indignação com a falta de ética de nossos políticos, nosso governo e nossa justiça.

O mais interessante de tudo isso é que o movimento foi iniciado pelo povo, sem apoio da mídia. A convocação tem acontecido apenas por meio da Internet e no boca a boca mesmo. E ainda mais interessante que nas passeatas, pelo aqui em Brasília, não existe bandeiras de partidos políticos ou sindicatos. É um movimento totalmente do povo.

Afinal, a corrupção, convenhamos, é o maior problema do Brasil. Políticos que não trabalham pelo povo, mas apenas em favor de ganhos próprios, sem nenhuma ética, que advogam apenas em causa própria. Tentamos votar em pessoas, e não partidos, mas de nada adiantou. A corrupção está entranhada no poder e na cultura nacional. A ponto de que achamos espertos são os que, de alguma forma, burlam as regras e bobos os que as seguem. E isso vale para as mínimas atitudes, como furar uma fila, trafegar o carro na contra mão, parar o veículo no meio da rua, não devolver o troco dado a mais, entre outras coisinhas.

Mas, é claro, nada se compara ao que nossos representantes do poder, e aí incluo os três poderes (executivo, legislativo e judiciário), tem feito contra o Brasil. Raros são os que não têm o nome envolvido em algum escândalo. E quem "pago o pato" no final somos nós, cidadãos brasileiros que pagamos impostos e dependemos das decisões destes indivíduos para seguir em frente na vida.

Assim é que nós, corredores, não poderíamos ficar de fora deste movimento. Não só participando das passeatas como também criando eventos para divulgação e reunião do povo contra a corrupção, mantendo  esta iniciativa "acesa". Em Brasília foi realizada ano passado a 1ª edição da Corrida e Caminhada Venceremos a Corrupção, que contou com a presença de 2 mil pessoas, dos quais 1,2 mil atletas inscritos. E começou a chamar a atenção da população para o tema.

Este ano, no dia 11 de Dezembro, será realizada a 2ª edição do evento. E como na primeira edição os atletas poderão optar pela caminhada (1 km) ou pela corrida de 4 km ou de 10 km. Tudo acontecendo na Esplanada dos Ministérios. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do movimento (http://www.venceremosacorrupcao.com.br/). Até o dia 18 de Novembro o custo para inscrição é de R$ 30,00, que dá direito ao kit do atleta contendo camiseta e boné, além de hidratação com água e isotônico e medalha para os que completarem a prova. De 19/11 a 02/12 a inscrição sobre para R$ 40,00. 

Vamos lá, Corredores! Vamos fazer o que a gente gosta e participar deste evento, que é muito importante para o futuro deste país.

Boas passadas.

Nenhum comentário: