segunda-feira, 17 de outubro de 2011

10 ANOS DO IPOD, NOSSO COMPANHEIRO DE CORRIDA

E aí, Corredor?!

Vamos cantar parabéns para ele. É isso mesmo, no próximo domingo, o Ipod, este revolucionário tocador de MP3 da Apple, estará fazendo 10 anos de existência. E um das maneiras de maior popularização de fantástico equipamento, sem dúvida nenhuma, foi a sua utilização pelos praticantes de diversos esportes, entre os quais merece destaque o nosso, a corrida de rua. Na verdade, existe duas marcações de tempo para a corrida de rua, uma antes e outra depois do Ipod. 

O Ipod surgiu em 2001, revolucionando o mercado do tocadores de música. Antes os aparelhos eram de manuseio complicado e com pequena capacidade de armazenamento, geralmente de 2GB. Já o pequeno equipamento da Apple surgiu com 5GB, o que possibilitava a gravação de até mil músicas para ouvir.

Com o surgimento, em 2005, dos Ipods Nano e Shuffle, rapidamente o aparelhinho começou a se espalhar pelas ruas para acompanhar os corredores em seus treinamentos e provas. O Nano se tornou a maior venda da história em tocadores de música, com 42 milhões de aparelhos vendidos em apenas um ano.

No ano seguinte, a Apple não parou de inovar. Em parceria com a Nike, a empresa lançou um Ipod que tinha conexão com um chip, que, quando colocado no tênis, permitia que o corredor programasse seu treino com metas de tempo, distância e calorias. Também em 2006 foi lançado um novo Shuffle, num formato menor que o primeiro, quadrado, e com um clips que possibilitava grudá-lo na roupa. Tudo para facilitar a vida dos corredores, que adotaram o equipamento como um fiel companheiro em suas corridas.

Depois vieram o Iphone e o Iphod Touch, que não agradaram os corredores por serem maiores e mais pesados mas traziam uma grande novidade: um programa que dispensava o uso dos chips, o Nike+GPS, que permitia calcular com mais precisão quilômetros percorridos, ver o mapa do trajeto realizado e as diferentes velocidades imprimidas em cada trecho.

O modelo mais recente do popular Nano ganhou uma roupagem nova em 2010, sendo um híbrido entre os três modelos de Ipod produzidos. Ele é pequeno, tendo o formato quadrado, com grande capacidade de armazenamento e tela touch, sem contar ainda com o clips que fez o sucesso do Shuffle quadradinho.

Muita gente não recomenda o uso de MP3 em treinos ou corridas, por que a música funcionaria como um doping natural. Estudos revelam que a música reduz em 10% a percepção da intensidade do exercício. Este estímulo externo pode bloquear os internos que tentam chegar ao cérebro, como mensagem sobre fadiga enviada para músculos e órgãos, reduzindo assim a percepção de esforço do corredor e ele tem a sensação de que pode correr mais rápido e em menos tempo. Isto, porém, não ocorre em níveis altos de esforço, já que neste caso o cérebro muda sua atenção para os estímulos internos.

Mesmo assim, o número de corredores correndo com um MP3 só aumenta. Eu sou um deles, que não consigo correr sem música. Só deixo o aparelho de lado nos treinos, mas e corridas ele é o meu fiel companheiro. E acho que também é para outros tantos corredores. Não é a toa que o Nano, em setembro, atingiu a marca de 100 milhões de aparelhos vendidos.

Parabéns Ipod e Boas passadas.


Fonte: Jornal Super Esportes do Correio Braziliense. Edição de 16/10/2011.

Nenhum comentário: