segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CLIMA DE BRASÍLIA ADIA ECORRIDA

Céu de Brasília desde quinta feira (12/09/2011)
E aí, corredor?!

Pois é. A ECORRIDA, corrida de revezamento que aconteceria na capital federal no próximo domingo, dia 18, foi adiada em virtude do clima registrado na cidade. A secura e as queimadas simplesmente determinaram esta decisão da organização, que adiou a prova para o dia 27 de novembro (confira no site da prova).

Nesta época do ano normalmente acontece um período extenso de estiagem no Distrito Federal. Ele começa normalmente no final de maio se estendendo até o início de outubro. Porém, este ano a seca está bem mais intensa.

Pequizeiro queimado
Tanto assim que já foram consumidos mais de 21,9 mil hectares de cerrado este ano por conta das queimadas, muitas das quais criminosas. Desde a quinta-feira passada, dia 08, a Floresta Nacional vem sendo consumida por um fogo constante. Mais de 80% da floresta já foi consumida. E o pior é que a maioria dos focos de incêndio foram provocados por grileiros e moradores que habitam irregularmente a área do parque.

Por isso no domingo, na corrida 10 Milhas Puma, uma fumaça espessa tomava conta de todo o circuito da prova. Na verdade, de todo o plano piloto. A gente não conseguis sequer enxergar o horizonte ou o céu direito, como normalmente conseguimos em Brasília, local de um céu de incrível beleza.

Isto atrapalhou demais nossa corrida. Dar nossas passadas não foi nada fácil e completar as 10 milhas, ou 16 km, foi bem complicado. Este ano realmente correr nesta época está bem difícil.

Por que será que isso acontece? O principal motivo é, sem dúvida nenhuma, a devastação do cerrado. Além de afetar o clima, essa destruição afetará os rios e mananciais. Grandes rios, como o São Francisco, tem grande parte de suas águas originadas no cerrado e sua devastação vem causando o assoreamento destes rios. Em uma última pesquisa, feita pelo projeto "Mapeamento de Remanescentes de Cobertura Vegetal Natural do Cerrado" aponta que quase 40% da área desse bioma foi desmatada.

Consciência ecológica não é só para ficar nos livros. Temos que ter atitude práticas. Conservemos o cerrado. Se você fuma ou se tem conhecidos que fumam, peça que eles tenham cuidado com as bitucas jogadas no chão, por exemplo. Se você vir uma pessoa em atitude suspeita, ateando fogo na mata seca, fotografe e mande para as autoridades. Vamos conservar nosso cerrado, por que senão, correr no Distrito Federal, entre outras coisas mais importantes ainda, em qualquer época do ano vai ser um grande desafio.

Boas passadas.


Nenhum comentário: