sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A CHUVA ESTA CHEGANDO. COMO FICA A NOSSA CORRIDA?

E aí, Corredor?!

É. Depois de meses sem uma gota de chuva os dias molhados já estão chegando. Em Brasília, e em outras muitas cidades do país, o inverno seco vai ficando para trás e já vem sendo anunciada a primavera, que já está aí. É nesta estação que as chuvas começam a molhar novamente a terra seca.

Falo de Brasília que é aonde eu moro e, consequentemente, corro a maior parte do ano. E na Capital Federal, assim como em outras cidades do centro-oeste, o período do inverno é bem seco. São pelo menos 4 meses sem chuva, o que, em uma cidade onde a altitude gira em torno dos 1.000 metros acima do nível do mar, é um grande complicador para quem pratica esportes ao ar livre.

Tudo bem, mas agora com as chuvas chegando o sacrifício de treinar vai ser bem menor? Sem dúvida nenhuma. As passadas vão ser tornar mais prazerosas e menos difíceis, mas na chuva a corrida requer alguns cuidados também.

Afinal, é no segundo semestre que muitas provas importantes acontecem. Daí que todo o treinamento que muitos de nós fazem é colocado à prova, por que aquela "corrida do ano" está para acontecer por estes meses. Um exemplo: podemos citar a Meia Maratona Internacional do RJ, a São Silvestre, Volta da Pampulha, para citar apenas algumas nacionais. 

Aí, não dá para se arriscar nos treinos na chuva e ter alguma lesão por conta de um aquecimento mal feito ou um tombo na pista escorregadia. Ou mesmo, pegar um inocente resfriado, que pode comprometer meses de treinamento e dedicação.

Vamos então a algumas dicas de especialistas:

  • Alguns nutrientes ajudam na defesa do organismo: glutamina, argenina, ômega 3 BCAA, taurina e os antioxidantes como as vitaminas A, C, E, o celênio, magnésio, zinco e betacaroteno (consulte seu nutricionista).
  • Percursos em trilhas, normalmente escorregadios e irregulares, devem ser trocados por trechos pavimentados.
  • A dedicação ao aquecimento deve ser maior antes de iniciar os exercícios, principalmente quando está mais frio.
  • Utilizar camisetas de poliamida, que são mais leves e ficam menos encharcados e no frio, a dica é colocar um casaco corta-vento, casaco de poliéster que impede a passagem de friagem e não acumula suor.
  • Bonés ou viseiras são úteis nas épocas de chuvas pois evitam que as gotas d'água entrem nos olhos e atrapalhem a visão.
  • As bermudas largas de tactel ficam pesadas ao absorver a chuva. As que são mais justas favorecem o movimento e não acumulam água.
  • Evitar as meias de algodão, que retêm água e podem criar bolhas nos pés ou deixá-los mais pesados. Materiais sintéticos, como o poliéster, são os mais indicados.
  • No caso dos tênis, melhor utilizar modelos mais leves e que não absorvam grande quantidade de água. Além disso, antiderrapantes mais resistentes na sola são recomendados.
Fonte: Jornal Correio Braziliense, encarte  Super Esportes, de 29/09/2011.

Nenhum comentário: