domingo, 10 de julho de 2011

CORREDOR CONSCIENTE

E aí, corredor?!

Uma pequena pausa nas corridas.

Hoje uma das principais preocupações do mundo é com o meio ambiente. O excesso de consumo gerando mais necessidade de matérias primas para satisfazer os anseios desenfreados dos humanos e daí originando na maior depredação da natureza; a nossa constante contribuição para o efeito estufa; o turismo depredatório.

O pensamento que tínhamos antes, onde a preocupação era apenas conosco, não pode mais continuar. Temos que pensar em como nossas atitudes, mínimas que sejam, podem afetar o próximo e as gerações futuras. Tudo bem, nunca nos ensinaram isso, mas o primeiro passo é a gente que tem que dar mesmo, não esperando uma ação das autoridades ou de outra pessoa que achamos que tem mais poder.

Na verdade, não temos que esperar. Todos temos o poder de mudar, mesmo que minimamente, o mundo. Comecemos devagar mesmo, por que o que mais importa é a gente fazer a nossa parte, pensando no todo, é claro.

É como quando estamos numa prova: algumas corridas de rua têm a sua largada separada por níveis, onde o corredor é classificado de acordo com o seu pace médio (min/km). Cabe a nós seguirmos a regra ou não. Podemos ignorar e ficar na frente, mesmo sabendo que vamos atrapalhar outros atletas mais rápidos por que, afinal, na frente eu desenvolvo muito mais. Mas também podemos ficar no nosso local e termos uma corrida de acordo com a nossa condição. Se todos fizerem isso, ninguém atrapalha ninguém.

Isso é uma atitude que depende da consciência de cada um. Não tem ninguém nos forçando a tomá-la, vai de você querer fazer. Assim como depende de nossa consciência não jogar lixo na rua ou economizar energia ou evitar o consumo excessivo.

O canal de TV por assinatura Animal Planet fez uma campanha bem interessante, voltado para a preservação ambiental, bem interessante. Mostra, de maneira engraçada, o quanto as nossa mínimas atitudes podem ajudar a salvar o planeta. Afinal, quanto mais gente aderir, mais certo o sucesso da ação. Nada a ver com corrida, tudo a ver com cada um de nós, corredores ou não.

Pensemos nisso e . . .

Boas passadas.

Um comentário:

Caique disse...

É, a gente sempre acha que o que acontece não tem nada a ver com a gente. Mas na verdade, tem a ver com a gente sim, mas principalmente no que a gente faz e prejudica outra pessoa. Cada um é cada um já era! Agora é "Um por todos e Todos por Um!".
(Por que eu esqueci de dizer)