quarta-feira, 29 de junho de 2011

CORRER NO FRIO SIM !

E aí, corredor?!

O frio este ano está "de rachar". Mas nesta época é sempre assim. Mais frio em algumas regiões, mas praticamente frio em todas. E tem problema correr com este tempo? Que dá vontade de ficar em casa, esperando um tempinho mais quente, dá. Mas deixar de correr já é meio impossível para mim, por isso o negócio é encarar o frio e cair na pista.

Nosso corpo não deve ficar exposto a temperaturas frias repentinamente. O contato no corpo com uma temperatura mais baixa do que no meio ambiente deve ser progressivo, inicialmente o corpo deve estar convenientemente agasalhado mas não excessivamente. 

É interessante utilizar roupas específicas para a temperatura, que protejam contra o vento frio. Dependendo da sua intensidade, é importante inclusive utilizar luvas e toucas para cobrir as extremidades  (mais para locais onde o frio é mais intenso). Mas, se não puder, pelo menos leve um agasalho e uma outra camisa seca para não expor o corpo quente à temperatura mais baixa, o que pode causar alguns problemas de saúde. Isso vale para quem treina mais à noite, quando geralmente o clima já é mais fresco.

A atividade física deve ser iniciada com uma boa série de exercícios de aquecimento e depois começar a correr com um trote bem lento. O procedimento do alongamento de igual forma, lento. Isso evita a ocorrência de lesões, mais propensas a ocorrer no clima frio. E não esquecer que mesmo nesta época, repor líquidos é importante.

Para correr no frio é preciso muito mais esforço que no calor. Apesar de não suarmos como no calor, a respiração precisa ser melhor trabalhada para evitar aquela famosa dorzinha do lado da barriga e também na região da garganta.

Mas o melhor de tudo é que, como o esforço é maior, os vários benefícios da corrida serão maiores e os resultados aparecem mais rapidamente. 

No mais, é não parar e largar o medo ou a preguiça de lado e cair na rua. Depois, é só alegria.

Boas passadas.

3 comentários:

Caio Mendes disse...

Isso é bom d+, toda e qualquer iniciativa que incentive a melhoria da qualidade de vida. Precisamos agora é investir nesses empreendimentos, como por exemplo, a quadra 500 do Sudoeste.

antonio disse...

Eu li sobre esse projeto da quadra 500 que o caio falou e parece que ele é realmente muito bom.

antonio disse...

Eu li sobre esse projeto da quadra 500 que o pessoal falou e parece que ele é realmente muito bom.