segunda-feira, 11 de abril de 2011

O QUE VALE É A AMIZADE

Equipe X: uma turma de amigos que a corrida me apresentou
E aí, corredor?!

Engraçado este nosso esporte, a corrida de rua. Conhecida como uma modalidade esportiva cuja prática é solitária, mas que, depois que a conhecemos, percebemos ser bem o contrário. A gente acaba fazendo amigos e querendo sempre contar com eles para correr juntos, seja em um treino longo de final de semana ou numa prova oficial.

Veja o meu exemplo. Optei pela corrida justamente por que uma das facilidades de manter a regularidade na sua prática é justamente não precisar de mais ninguém para isso, como os esportes coletivos que tanto gosto também de praticar. Mas hoje sempre que posso, quando quero, por exemplo, fazer uma corrida sem compromisso, logo penso em chamar algum amigo. Nem sempre dá e vou mesmo assim. Mas prefiro ter alguém para correr junto comigo.

E ontem, na Meia Maratona da Caixa em Brasília, pude perceber como é a força da amizade neste esporte. Mesmo podendo correr mais, talvez imprimir um ritmo mais forte, tinha como objetivo principal correr com meus amigos, Cássio e Maria, e como fui feliz em ter tido este convite deles para acompanhá-los e ter ficado junto com eles. Foi uma das experiências mais gratificantes que tive em todas as provas que corri até hoje, talvez só superada pela conquista da Maratona.

Correndo com eles, pude conseguir controlar meu ritmo, que sempre no início é meio maluco, mais intenso. E tive energia de sobra para encarar com tranquilidade a grande subida do Eixão sul. Fui sem sentir, por que economizei muito no trecho inicial, ajudado, sem dúvida, pelos meus amigos.

Mas, depois que segurei e esperei eles chegar, também só posso agradecer a eles, por que só assim pude terminar a prova inteiro, de maneira confortável, sem cansaço excessivo, um objetivo que sempre busquei nas provas que fiz a partir de 2010 e que só consegui uma vez antes disso, quando corri com Aline na 10 Milhas da Mizuno em outubro.

E corri feliz. Estava acompanhado por dois amigos que, não cansarei de repetir, são muito queridos. Maria é uma guerreira. Quando entrei na Equipe X, minha primeira meta foi conseguir acompanhá-la nos treinos já que ela sempre correu bem. E quando consegui isso, fiquei muito feliz. Cássio é um irmão, um parceiro incrível. Sou um fã do seu alto astral, sua alegria constante e contagiante e da sua companhia  nas corridas. 

E conheci os dois por causa do que? Deste "solitário" esporte que é a corrida de rua. Um esporte que, além deles, me trouxe muitos amigos e que, percebo a cada dia mais, não tem nada de solitário.

Boas passadas . . . com os amigos.

Um comentário:

EQUIPE X disse...

E pensar que a corrida era uma coisa chata e monotöna. Ledo engano, pelo contrário toda corrida é diferente, todo treino e diferente.