sexta-feira, 8 de abril de 2011

MEIA MARATONA INTERNACIONAL DA CAIXA EM BRASÍLIA


E aí, corredor?!

Neste domingo, 10 de abril, acontece em Brasília a 12ª edição da Meia Maratona Internacional da Caixa. A prova abre o Circuito Caixa de Corridas de Rua, onde atletas com melhor pontuação geral ao final de todas as provas do Circuito ganham um patrocínio da Caixa para o ano seguinte.

Já fiz esta prova duas vezes, em 2009 e 2010. Na primeira, estava iniciando na distância e sofri muito para completar os pouco mais de 21k. Na segunda, me preparando para Maratona, fiz mais tranquilo.

Este ano tenho que elogiar a iniciativa da Caixa e da equipe organizadora do evento. É por que, em Brasília, as organizações teimam em distribuir o chip de cronometragem no dia ca corrida. Já nesta prova, o chio, acertadamente, foi entregue junto com o kit, nos dias 08 e 09 de abril. Uma atitude que merece aplausos e ser copiada para as demais provas.

No kit tem uma camiseta e um boné. E a camiseta em poliamida, material excelente. Mas o destaque é realmente para a distribuição antecipada do chip.

Bom, falando do trajeto, a prova é toda feita no Eixo Rodoviário, uma larga avenida que corta os dois principais bairros do Plano Piloto, Asa Sul e Asa Norte. Tenho várias corridas neste local, inclusive uma grande meta este ano de fazer a Travessia do Eixão, ou seja, correr toda a avenida. A Meia é quase isso. Mas a avenida toda tem por volta de 28 a 30k.

A corrida começa no chamado Eixão Norte, na altura das quadras 05, com uma leve descida até a altura do HRAN - Hospital Regional da Asa Norte. Aí temos uma leve subida para depois cairmos numa pequena subida, um pouco mais íngreme, acesso para o Buraco do Tatu. No Buraco, um pequeno viaduto de cerca de 1k, descemos, pegamos uma parte plana e novamente subimos, entrando aí no Eixão Sul.

Depois da subida logo na saída no Buraco do Tatu, pequena mas íngreme, temos uma leve descida até basicamente o final do Eixão Sul, na altura das quadras 16, quando viramos e pegamos o sentido Eixão Norte rumo à chegada. Aí, o que era descida vira subida, leve mais constante e grande.

Passamos o Buraco do Tatu, quando já estamos com mais de 1h de prova para corredores como eu e, pela previsão, embaixo de um sol quente, e vislumbramos uma leve descida e bem mais à frente nova subida. Depois dela, passamos pela linha de chegada mas corremos mais um pouco, cerca de 1k, até as quadras 09 norte para voltarmos aí sim rumo à linha de chegada.

Economizem energia para este finalzinho, por que ele é feito em outra subida, com média elevação, que pode pegar de surpresa os mais afoitos e despreparados, como aconteceu comigo em 2009.

A gente deve levar em conta, além do calor e da umidade elevada, a altitude e  fato do percurso ser monótono. Assim, eu me utilizo sim do MP3 e gel, além de usar e abusar de jogar água no corpo para refrescar.

Bom, meus relatos das duas outras Meias de Brasília podem ser conferidos nos posts:

Além da Meia Maratona ainda teremos, como nos outros anos, uma prova de 7 km.

Nos vemos domingo então.

Boas passadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Caique! Boa sorte na prova!
Abs,
Carol

Caique disse...

Valeu Carol e, como vc pôde perceber pelo post, a prova foi maneira. Foram os bons fluídos seus.

Valeu!
Caique