segunda-feira, 18 de abril de 2011

ENQUANTO O MUNDO DAS CORRIDAS "FERVIA" DE NOVIDADES, EU CORRIA 10K

E aí, corredor?!

Este final de semana foi de muita coisa acontecendo no mundo das corridas: recorde na maratona, a volta da Corrida da Ponte Rio-Niterói, Marilson fazendo seu melhor tempo em maratona.

Pois é. O principal nome da corrida de rua do país, o brasileiro Marilson Gomes dos Santos, completou a Maratona de Londres em 2h06min34. Um feito para o atleta brasileiro, o seu melhor tempo na modalidade. Só que não foi suficiente para vencer a prova. Quem ganhou foi o queniano Emmanuel Mutai, com 2h04min40s, seguido de outros dois compatriotas. Marilson ficou em 4º lugar. 

Enquanto isso, nos EUA, outro queniano fez a festa. O também Mutai, Geoffrey, simplesmente superou o recorde mundial e fechou os mais de 42k da Maratona de Boston em 2h03min02s. No entanto, este tempo não é homologado por conta das variações do trajeto: um trecho é em declive e com vento a favor. Sendo assim, o recorde mundial, de 2h03min59s, ainda é de Haile Gebrselassie, atleta etíope que fez a marca em Berlim em 2008. Mesmo assim, Mutai entrou para a história do esporte. E junto com ele o segundo colocado, Moses Mosop, também do Quênia, com 2h03min06s, tempo igualmente menor que o recorde mundial.

E no Brasil foi disputada novamente a Corrida da Ponte, na ponte Rio-Niterói. A Meia Maratona, que na verdade tem alguns metros a mais que uma meia maratona oficial (21,5 contra 21,1), aconteceu neste último domingo, dia 10 de abril. Os 8 mil atletas inscritos enfrentaram, além do longo trajeto, um calor forte e um sol inclemente, que "derrubou" vários corredores. O percurso, feito todo no sol sem ponto de sombra, castigou todos os atletas e só quem estava muito preparado completou o percurso.

E eu, meus amigos, computei mais 10k no meu histórico de corredor. Corri mais uma vez no Parque da Cidade de Brasília fazendo o chamado "8" de maneira diferente. Comecei a correr do estacionamento do Alpinus e, no sentido horário, segui rumo ao local onde temos o Quiosque do Atleta (estacionamento 12), cruzando a ponte baixa na ida e depois um outro desvio na volta. O difícil deste circuito foi que o número de subidas aumenta, sendo que da altura da piscina de ondas até o um pouco antes o Quiosque do Atleta enfrentei uma subida de mais de 5k. Corri mais uma vez com Aline, que, assim como os quenianos, bateu se recorde pessoal na distância. Fechamos em 57min25s.



Nenhum comentário: