domingo, 27 de março de 2011

CIRCUITO ADIDAS LOTA DE CORREDORES A ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS EM BRASÍLIA

E aí, corredor?!

Acredito que cerca de 5 mil corredores estiveram presentes hoje na abertura do Circuito das Estações Adidas em Brasília, na Esplanada dos Ministérios. Era um mar de gente correndo, a grande maioria com a camisa da prova, o que tornava a imagem impressionante. A festa ficou bonita.

O sol apareceu para nos acompanhar e encheu de calor o dia, o que tornou a prova mais complicada. Pude ouvir muita gente reclamando durante a corrida e sentindo o desgaste do sol forte. Algumas pessoas não conseguiram correr o tempo todo e passei por muitos caminhando.

A organização foi muito boa. Um lindo espaço foi armado, bastante água servida e o tradicional kit da adidas, com a bela camisa e a toalhinha no final. Alguns amigos acharam que a camisa perdeu a qualidade das edições anteriores, criticando o tecido, que parece realmente mais grosso que o das camisas anteriores. Mas a camisa ficou bonita.

Cheguei meio em cima da hora e acabei largando lá do final. Passei do ponto da largada com mais de 2 minutos de prova já acontecendo e muita gente na frente, que estava um pouco mais lenta e isso dificulta, como vocês sabem, nosso desenvolvimento na corrida. A gente acaba zigue zagueando pela pista e cansando um pouco mais por que também reduz e acelera diversas vezes durante nossas passadas.

Percebendo que ia ser difícil fazer uma prova mais rápida relaxei. Resolvi tirar algumas fotos e parei em dois pontos para isso. A imagem estava muito bonita e merecia registro. Afinal, passamos por vários cartões postais de Brasília: Congresso Nacional, Palácio do Itamarati, Praça dos 3 Poderes, Palácio do Planalto, Palácio da Justiça, Catedral, Museu Nacional. E ver tanta gente correndo é bem interessante. Pena que as fotos não ficaram boas.

Me inscrevi para 5k mas, durante a prova, resolvi correr os 10k e foi uma excelente idéia. Apesar da dificuldade já conhecida do percurso e do calor, correndo a distância pude travar o meu duelo mais que pessoal e complicado este ano com o meu psicológico, e descobri que o que me falta é concentrar. Concentrar na música e principalmente na minha respiração. Quando fiz isso na subida do Palácio do Planalto, consegui desenvolver legal e, acredito, venci a minha mente (rss). 

Tomei vários banhos de água. Me encharquei com os copos, pegando sempre 2 ou três a cada posto. Jogava mais no corpo para refrescar do que tomava. E fiquei realmente molhado. O calor estava intenso e não poderia fazer outra coisa. Isso também ajudou durante a prova.

Terminei com 53min30. Não foi o meu melhor tempo mas gostei por que este ano ainda não consegui "embalar' nos treinamentos e tenho, como vocês sabem, travado uma batalha particular contra o meu psicológico, que tem tentando me "quebrar" em todas as provas e treinos. E ainda saí muito atrás e parei para tirar fotos. Podia ser melhor, é claro, mas foi uma corrida em que me senti bem o tempo todo. O que pegou foi apenas o calor.

Gostei. Acho que hoje posso finalmente dizer que voltei à corrida em 2011 e venci minha batalha com o psicológico, aquela sensação de desânimo, de falta de "pegada" que ajuda a prosseguir nos treinamentos e no esporte.

Boas passadas.

Nenhum comentário: