quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

AUMENTE O SOM

E aí, corredor?!


Em uma corrida ou treino longo, sempre vem a mente durante nossas passadas perguntas do tipo: “o que estou fazendo aqui? Podia estar dormindo, descansando neste domingão e estou aqui, sofrendo?”. Na maioria da vezes, superamos este “bloqueio”, mas tem dia que isso é bem mais difícil.

Aí, eu e outros milhares de amigos corredores recorremos a um fiel companheiro, o nosso MP3. Uma música pode motivar a corrida, dar força às passadas e fazer-nos superar os momentos complicados. Apesar das divergências e do debate intenso, eu sou um adepto do MP3 nas corridas.

Os benefícios que a música pode trazer para a atividade física foram comprovados por um dos maiores especialistas em psicologia do esporte no mundo. O treinador e pesquisador inglês Costas Karageorghis, responsável pelo núcleo de pesquisa que analisa as relações entre música e esporte na Universidade de Brunel, em Londres (Inglaterra). Ele estuda há 20 anos como e porque a música certa pode influenciar o desempenho esportivo e está prestes a lançar mais um livro sobre o assunto, intitulado "Inside Sport Psychology".

Em um estudo realizado em 2009 e publicado no Journal of Sport & Exercice Psycology, Karageorghis demonstrou que a música certa pode fazer você correr mais e melhor — o tempo passa mais rápido, você ganha ritmo, diminui sua percepção de cansaço e melhora o humor.

De acordo com Karageorghis, as notas musicais que entram pelos seus ouvidos quando você está correndo são capazes de provocar várias reações no seu corpo que beneficiam o desempenho:
- Você se desconecta da realidade – a música afasta pensamentos negativos e, induzido pela música, o atleta entra em uma imersão profunda na atividade física.
- Você entra no ritmo – a música melhora a eficiência e promove maior resistência física graças a sincronização dos movimentos com a batida.
- Você vai mais longe – a música pode inibir a sensação de cansaço em exercícios de baixa intensidade.
- Você fica de bom humor - a música aumenta o vigor, a sensação de felicidade e o ânimo, enquanto reduz emoções como tensão, depressão, raiva e cansaço.
- Você controla os efeitos - A música oferece uma injeção de ânimo ou de relaxamento, dependendo das suas necessidades.
- A música faz você viajar – momentos interessantes da vida e dos esporte podem vir à tona com uma determinada música, fazendo você viajar no tempo.

Existem estudos e sites em que vc pode, inclusive, preparar sua seleção de acordo com a evolução dos seus batimentos cardíacos, dando dicas para a música adequada para cada tipo de treino. Confira no RUN2R ou no Stereomood.

Alguns estudiosos alegam que a música é negativa por que o atleta não se concentra nos sinais do seu corpo: ritmo da passada, respiração, passadas.

Eu, no entanto, sou adepto total do uso da música para correr, principalmente em provas ou treinos longos, quando geralmente estou sozinho.  Para mim, a sensação de prazer é muito maior  e motivante. Me ajuda tanto a concentrar como a relaxar, já que o meu objetivo é correr com o máximo de prazer possével.

Minha seleção musical não é baseada em BPM, mas no que gosto de ouvir. Aí, coloco meu MP3 no modo aleatório e deixo rolar. É uma seleção extremamente eclética, que vai desde eletrônica, passando pelo house, MPB, samba, axé, Rock, pop, jazz . . . é diferente. Como mencionei, procuro músicas que me dão prazer de ouvir para que este prazer seja, de certa forma, revertido para a corrida. E como é bom ter este companheirinho durante minhas provas ou treinos longos.

Algumas músicas da minha seleção que recomendo:
- Aaron Thomas - Descending
- Amy Winehouse - Rehab
- Black Eyed Peas - I Gotta Feeling
- Bob Sinclair - World, Hold On
- Cássia Eller - Quando A Maré Encher
- Nando Reis/Luau MTV - Luz Dos Olhos
- Camisa de Vênus - Eu Não Matei Joana D'Arc
- ColdPlay - Viva La Vida
- Colbie Caillat - Bubbly
- Detonautas - Tênis Roque Clube
- Diogo Nogueira - Fé em Deus
- Dire Straits - So Far Away
- Doces Cariocas - Quanto Tempo
- Greenday - American Idiot
- Jose James - Love
- Kid Abelha - Peito Aberto
- Kings Of Leon - Sex On Fire
- Lenine e Julieta Venegas - Miedo
- Madonna - Celebration
- Red hot Chilli Peppers - By The Way
- Seal - Crazy
- Skank - Ainda Gosto Dela
- Survivor - Eye Of The Tiger
- The Who - Won't Get Fooled Again 
- U2 - Elevation
- Van Halen - Jump
- Snow Patrol - Open Your Eyes
- Moony - I Dont Know Why
- Moby - Extreme Ways
- Obits - Run 
- Franz Ferdinand - Take Me Out
- Gabin Feat Dee Dee Bridewater - Into My Soul
- Claudia Leite - Extravasa
- Guns N' Rose - Sweet Child O Mine 

Boas passadas.

Nenhum comentário: