domingo, 30 de janeiro de 2011

QUE BOM VOLTAR A CORRER

E aí, corredor?!

Que bom correr! Assim comecei o meu post por que, depois de uma semana sem treinar e sem correr, nem mesmo ir a uma academia, pude dar minhas saudáveis passadas na Corrida do Circuito do Sol, na Esplanada dos Ministérios em Brasília hoje, dia 29 de janeiro de 2011.

Estava com um incômodo na lombar, uma dorzinha chata e, por recomendação médica, parei nesta semana passada. A dor não foi embora de todo, mas praticamente sumiu. Então, depois de experimentá-la no samba - ontem fui a um evento em solidariedade às vítimas das chuvas no sudeste brasileiro, um encontro de sambistas de Brasília capitaneado pela minha amiga Cássia Portugal - senti firmeza para encarar hoje a Corrida do Circuito do Sol.

Estava inscrito para correr 10 km, mas resolvi ainda me precaver e fiz apenas 5k.

A Vetor e a O2, organizadores da prova, acordaram e mudaram o percurso da prova, que deve ser imitado para as outras provas que eles realizam em Brasília no mesmo local. Seguindo o exemplo do Circuito de Corridas da Caixa do ano passado, em novembro, ao invés de termos, resumidamente, uma descida e uma subida houve uma mudança pequena, mas que tornou o trajeto mais interessante, pelo menos o de 5k. 

Largamos na altura do Ministério da Defesa, já próximo ao Congresso Nacional. Assim, a prova iniciou-se com uma descida de cerca de 1,5k, com o retorno no mesmo local das provas anteriores, perto do Corpo de Bombeiros do Palácio do Planalto. Subimos, então, até a altura da Catedral, passando pela temida rampa do Congresso Nacional, e aí, voltamos, terminando a prova numa descida de cerca de 1k, até o ponto da largada, na altura do Ministério da Defesa.

Essa mudança foi muito interessante por podermos dar uma carga maior no final, na descida, chegando mais descansados no final e "bonitos para a foto da chegada". 

Acredito que havia de 2.500 a 3.000 corredores na manhã de sol da Capital. E a grande maioria, como sempre, com a camisa da prova, uma bonita regata de um azul bem forte, e um boné laranja. isso deixou o visual bonito.

Não foi o meu melhor tempo nos 5 km. Já fiz a distância em rápidos 21 min e minha média em 2010 foi de 23 min nas poucas provas de 5k que fiz. hoje terminei em 24 min. Mas terminei feliz, por que consegui correr bem. Senti um incômodo no final na lombar, pequeno, mas nada que me preocupasse. Foi uma boa prova. Cheguei a imprimir uma velocidade de 16 km/h, certamente na descida, mas a média foi de 12,6 km/h. O pace médio foi de 4:47.

Veja aí o percurso:


Tudo bom, tudo muito legal. Estou de volta depois de uma semana na "geladeira".  Ueba!

Boas passadas.


Nenhum comentário: