quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

QUAL É O SEU TIPO DE PISADA

E aí, corredor?!

Em janeiro de 2009, lá se vão dois anos, publiquei um post sobre uma das principais dúvidas que todo corredor tem no início de prática esportiva e até mesmo depois de um tempo no esporte: qual o seu tipo exato de pisada.


Como é um assunto interessante e, principalmente, importante para a correta prática esportiva, resolvi publicar novamente o texto, agora com mais detalhes.

Existem três tipos de pisada:

  • NEUTRA: onde se incia com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre um leve rotação para dentro, terminando a passada com a planta do pé.


  • PRONADA: a pisada também começa com o lado externo do pé ou, algumas vezes, um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.

  • SUPINADA: a pisada inicia com o calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.


A maior parte dos corredores possui pronação (50%), depois temos os de pisada neutra (45%) e apenas 5% apresentam supinação.

Com a testes cada vez mais precisos, descobriu-se também que alguns corredores podem possuir dois tipos de pisada, como foi meu caso. No teste criterioso realizado quando da prova da Mizuno, a organização disponibiliza para os inscritos um teste completo. 

No teste, a gente coloca os pés em uma máquina, parecida com um scanner, que "tira a foto" da planta de nossos pés. Depois a gente anda e corre em um trotinho em uma esteira, com vários pontos dos pés e pernas marcados, e eles "filmam" a nossa mecânica de corrida. Tudo é passado para um sistema que diz a nossa pisada. Antes de tudo isso é pega a nossa medida (altura) e peso.

Minha tipo de pisada foi neutra com leve pronação. Fiz o teste outras duas vezes e deu o mesmo tipo de pisada. E existem tênis hoje específicos para este meu tipo de pisada bem como para todos os tipos existentes.

E por que saber o seu tipo de pisada? Para poder comprar um calçado específico e ter menos riscos de lesão ou de comprometer seu corpo com um tênis inadequado.

No Brasil várias são as lojas que têm este mesmo teste. Em Brasília onde moro, por exemplo, existem duas lojas fazendo o teste, gratuitamente: a Esportiva, no shopping Iguatemi (Lago Norte) que faz através de agendamento, de segunda a sábado, de 14h a 16h; e a Runnig Shopping aos sábados, em horário comercial.

Temos ainda os testes caseiros, não tão precisos, mas também interessantes, sendo que o melhor é o teste do pé molhado. No post anterior já havia publicado o teste, conforme matéria da revista Contra o Relógio de janeiro de 2009. Veja como fazer na figura abaixo. Para ampliar, clique sobre ela. 




Boas passadas.


Nenhum comentário: