sábado, 15 de janeiro de 2011

POR QUE OS QUENIANOS SÃO OS REIS DAS CORRIDAS LDE RUA?

E aí, corredor?!


Quando se fala de provas de média e longa distância, de 10 km ou mais, logo vem à cabeça os quenianos e sua supremacia no esporte. Em todos os cantos do mundo, onde existe uma prova com premiação, pode saber que entre os 3 primeiros colocados, quando não os 3, são do Quênia. Para se ter uma ideia, um comparativo mundial mostrou que, em 2003, 55% dos vencedores em corridas eram quenianos.
E por que isso acontece?
Estudos foram realizados por especialistas de todo mundo sobre o assunto e chegou-se a conclusão que não se trata de um, mas de vários fatores que integrados tornam os quenianos em super corredores. 

Primeiro e mais óbvio, o tipo físico. Eles são leves, magros e donos de longas e resistentes pernas. Um estudo publicado em um jornal especializado da Europa, os quenianos te o VO2 máximo (índice que marca o aproveitamento de oxigênio) muito alto e uma economia de corrida impressionante e acumulam menos ácido láctico e amônia ( subprodutos associados a fadiga) no sangue durante a prova. Tudo isso combinado torna os quenianos perfeitos para as provas de média e longa distâncias.
Outro fator é o local onde eles vivem. A maioria dos atletas quenianos nasce e treina a uma altitude maior que 2 mil metros. Assim, como mencionam os especialistas, o corpo acostuma-se a trabalhar com menos oxigênio e promove adaptações gerais que melhoram a economia de corrida, como, por exemplo, o aumento de hemácias no sangue, células responsáveis por transportar o oxigênio pelo corpo. O treinamento acontece em terrenos de terra batida e montanhas, o que traz menor risco de lesões. 

Os quenianos preferem o treinamento muito duro e quase sempre em subidas e em trilhas, o que aumenta o ganho de força e a qualidade do mesmo. E, em geral, a semana de treinos é preenchida com duas sessões de repetições curtas em subidas, uma de intervalados, uma de fartlek ou tempo-run e dois longões. Um tipo de treinamento considerado muito pesado para a maioria dos treinadores.

Os hábitos de vida também auxiliam na criação do super corredor. Por morarem a sua grande maioria em regiões rurais, as crianças do Quênia têm que caminhar e correr longas distâncias diariamente, o que os torna muito ativos na infância.
Também tem a alimentação. Os quenianos preferem alimentos simples e nutritivosricos em carboidratos e com pouquíssima gordura, com destaque para o ugali, uma espécie de polenta feita de milho, que comem muitas vezes ao dia. No prato, legumes, verduras, pouca carne e muito chá. Pequenas porções de frango ou carne assada e muito leite fornecem as proteínas necessárias.
Além disso, a corrida é a única chance dos garotos do Quênia saírem da miséria e ajudarem seus familiares. Para isso, eles deixam tudo e seguem mundo afora em busca de oportunidades de prêmio. Não importa se a corrida é fácil, difícil, com muito frio ou só com subidas. Tendo a chance de competir, eles sempre entram para ganhar e correm de cada prova como se fosse a última de suas vidas.


Enfim, esta supremacia não vai acabar tão cedo.


Boas passadas.


Fonte: site da Revista Sportlife (http://sportlife.terra.com.br/index.asp?codc=1455) 

Nenhum comentário: