quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MULHERES NAS CORRIDAS

E aí, corredor?!

A cada ano o número de mulheres que participam das corridas de rua aumenta. Arrisco-me a dizer que, se considerarmos os últimos 3 anos apenas, o percentual de crescimento do sexo feminino, se não foi maior que o do masculino deve ter quase se equiparado.

Segundo pesquisas realizadas recentemente, os principais motivos que levam cada vez mais mulheres a pratica da corrida de rua como esporte regular são o condicionamento físico, saúde e perda de peso.

O crescimento é tanto que hoje em dia existem diversas corridas organizadas exclusivamente para elas, com atrativos específicos como camisetas com cortes diferenciados e medalhas que vêm em um pingente, por exemplo.

Os benefícios que o esporte oferece para elas são muitos. Podemos destacar:
  • ossos mais fortes, com maior reserva de cálcio;
  • menor teor de gordura corporal;
  • aptidão físico-cardíaca 80% maior que as sedentárias
  • maior quantidade de massa muscular em relação ao peso corporal.
Porém, alguns cuidados são importantes para que a prática regular não se torne um problema:

Musculação: as mulheres possuem menor quantidade de massa muscular em relação aos homens, sendo fundamental que excutem exercícios de fortalecimento para prevenir ou aumentar a sua massa corporal.
Fonte: (Renato Dutra – endereço do Site: http://doidoporcorrida.blogspot.com/2010/08/corrida-e-mulher.html)

Menstruação: O ciclo menstrual provoca uma oscilação hormonal, que acaba afetando o desempenho esportivo da mulher. Isso sem falar na perda de sangue na menstruação, que diminui a capacidade de transporte de oxigênio aos músculos. Existem estudos, no entanto, que esta perda sanguínea não interfere me nada no consumo máximo de oxigênio e, ainda, freqüência respiratória. Não é necessário, portanto, interromper qualquer tipo de treinamento mas é sempre aconselhável ter acompanhamento médico para saber como conciliar treinos ao longo do ciclo menstrual.

Seios:  Especialistas em corrida explicam que o esporte sobrecarrega a estrutura que sustenta os seios, formada por ligamentos, gordura e tecido glandular. É preciso, portanto, usar um produto que não só sustente, mas também que ofereça compressão aos seios. O movimento que os seios fazem durante a corrida segue a trajetória de um oito. É preciso usar um produto que acomode as mamas nesse movimento inteiro.

O modelo ideal precisa ter reforçados a parte inferior (para um bom suporte), o bojo (para comprimir) e as tiras (para garantir estabilidade diante do peso frontal). Nas costas, a modelagem em “X” ou nadador é a mais indicada. O tecido, normalmente duplo ou triplo, não pode ser pesado, para permitir que o corpo respire. Segundo estudiosos, um sutiã com essas características pode reduzir o balanço em 78%, enquanto um modelo comum, apenas 38%. O uso de um top adequado, que firme os seios, são importantes também para a coluna.

Quanto maior o peso das mamas, maior será a pressão na coluna lombar. Os especialistas orientam que se faça um trabalho de musculação na região peitoral. Ele não impedirá que os seios fiquem flácidos, mas ajudará a dar sustentação aos músculos que ficam por baixo dos seios.
Fonte: Carolina Abranches – endereço do site: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=fitnews_mat&url_id=3493).


Boas passadas.

Nenhum comentário: