terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CORRIDA DO PARQUE OLHOS D'ÁGUA

E aí, corredor?!

Depois de vários dias de chuva constante em Brasília, São Pedro deu uma trégua e pude fazer o que mais gosto em termos de esporte, que vocês já sabem muito bem o que é: correr. Academia é legal, necessário, mas correr é a "minha praia" atualmente. Então, como o fim de tarde estava propício, coloquei meu tênis e me mandei para a minha 20ª Corrida Sem Compromisso, a primeira de 2011.

Pois bem, resolvi então correr em um local da cidade muito utilizado pelos moradores e onde já corri há uns anos atrás mas que tinha abandonado desde que comecei a treinar no Parque da Cidade, o já famoso Parque Olhos D'Água. Para quem não conhece, ele fica entre a 413/414 norte, possui 2 km de extensão na pista interna e é extremamente arborizado e com vários plantas nativas, além de nascentes de água, um pequeno lago com peixes e tartarugas, pássaros diversos e muita gente praticando sua atividade física ou apenas curtindo o local.

O Parque foi criado por uma luta dos moradores, mais especificamente da 413/414 norte que, vendo que a especulação imobiliária poderia tirar aquele espaço incrível que eles conseguiram junto ao Governo Estadual, "bateram pé" e conseguiram não só a demarcação da área como uma certa organização, já que o parque foi cercado e nele colocado uma banheiro, um espaço para palestras, uma área com equipamentos para malhação (paralela, barra, abdominal, etc), além do plantio de árvores e outras plantas nativas e cuidado do pequeno riacho que existe dentro dele, além da nascente de água, onde você pode ver a água brotando de dentro da terra. Muito legal.

Bem, voltando à corrida, resolvi fazer hoje um percurso que nunca fiz: correr primeiro em volta do parque, na parte externa, e depois dentro. Foi um teste, mas que de antemão já não aconselho a ninguém por causa do risco quando a gente pega a L2 norte, uma avenida movimentada e local que não tem um calçamento para dar mais segurança pra gente. Tem um gramado, mas em alguns trechos é meio complicado correr nele por que tem um barranco e árvores com galhos bem baixos. Mas como eu não conhecia fiz o teste, que acredito que não repetirei (rss).

Bom, a volta dentro do parque tem 2 km exatos e fora do parque tem . . . 2,2 km. Daí mais um motivo de não valer a pena correr o risco de dar as passadas fora da área interna. Ambas as pistas tem grandes subidas, o que dificulta a corrida. Em um sentido, indo na direção da 414 norte, você tem uma elevação menos íngreme mas com uma distância considerável, cerca de uns 500 metros. No sentido da 413 norte a gente tem uma elevação menor, de uns 300 metros, mas bem mais íngreme e difícil. 

Fui com meu fiel companheiro, o Garmin, e os detalhes do percurso que fiz estão aí para quem quiser conferir. Corri 6,2 km em 33:32 min, com pace médio de 5:24 min/km e ritmo máximo de 3:41 min/km (provavelmente na descida - rss). 


Boas passadas. 

Um comentário:

Trip to the wild world disse...

Esse video mostra o Parque Olhos D'água visto do alto. As imagens foram captadas de um Drone phantom 3 professional. De cima, é possível ver a importância desse parque como contribuinte de água para o Lago Paranoá. Vamos cuidar desse patrimônio de nossa cidade!
https://youtu.be/UoyuOu8vjLw