quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

QUAL É A SUA MOTIVAÇÃO PARA CORRER?

E aí, corredor?!

Mais um ano vai terminando. Ano de muitas provas, muitos quilômetros superados, metas conquistadas, etapas vencidas e alguns objetivos adiados. 


Fiz minha primeira Maratona, correndo até mais que 42,195 km, conforme registrado no meu GPS (exatos 44,1 km). Corri duas meias maratonas, em Brasília e no Rio de Janeiro. Consegui, junto com a Equipe da Volta do Lago, subir ao pódio com um troféu de 3º lugar. Mas não fiz uma prova internacional, objetivo que tive que adiar.

Mas aí chega o final do ano. A Volta da Pampulha, prova disputada no último final de semana, vem marcando o fim de minha temporada nas corridas oficiais. Depois dela, só festivas e sem compromisso.


E como manter a vontade de correr até a primeira prova de 2010, que provavelmente será a Corrida de Reis ou a Corrida do Sol em Brasília mesmo?

Este ano, um dos mais importantes fatos que me aconteceu foi, após a Maratona Internacional do Rio de Janeiro, eu definitivamente me sentir "mordido pelo bichinho da corrida". Após terminar a prova, da maneira como foi, quando quase que por conta de uma cãibra não consigo completar o percurso, eu estava estafado. Realizado e feliz, mas estafado. Foram 4h11 de corrida, tempo que nunca fiz em uma prova, é claro. E depois da chegada, falei aos amigos que me esperavam que nunca faria aquilo novamente.

Mas no mesmo dia, algumas horas depois, já estava sendo convidado por um amigo para correr com ele em 2011 a mesma Maratona Internacional do Rio de Janeiro, no que aceitei prontamente por que minha recuperação se mostrou rápida, acontecendo, praticamente, logo após um banho morno (rss), um sinal claro de que, apesar das dificuldades, minha preparação foi boa (valeu, Nirley!).

E daí percebi que não poderia mais de afastar deste esporte, a corrida de rua. Estou definitivamente "viciado" em correr. Tanto que depois da prova carioca fiz várias Corridas Sem Compromisso, sozinho mesmo, sem precisar de mais nada além da vontade de estar fazendo isso. E aí constatei que não precisava mais de nenhum tipo de motivação para correr. Apenas começar a dar minhas passadas e pronto. Não é mais necessário ficar estabelecendo uma meta específica, como a prova tal ou superar aquele recorde pessoal de tempo ou distância. Para mim, hoje, basta ter vontade, colocar um tênis e correr. 


Mas sei de amigos, principalmente os mais competitivos, que não têm como estabelecer este tipo de meta para motivar a permanência no esporte. E como convencer esta turma a correr por correr, sem uma motivação, de certa forma, tão palpável?

Acredito que a maioria dos corredores tem este parâmetro para poder se motivar nos treinos e nas corridas. Correr mais rápido, mais longe, emagrecer. Objetivos visíveis, quantificáveis. Agora, sair para correr e pronto, sem nada para parametrizar ou um objetivo específico, é mais difícil mesmo.

Já tive, neste 4 anos de convivência com o esporte, que estabelecer metas para me motivar a correr e ir aos treinamentos. Era a vontade de querer quebrar recordes pessoais, primeiro  de tempo e depois de distância, ou estabelecendo uma prova específica, como conquistar a mandala do Circuito das Estações Adidas, ou vencer uma meia maratona, correr fora de Brasília, fora do Brasil. Mas percebi que nada daquilo podia ser meu motivador, por que logo depois ficou mais difícil aumentar a distância, quebrar um recorde e, depois daquela "prova do ano" superada, ter "gás" para continuar nos treinos.

E daí veio a Maratona e a minha história e meu pensamento nas corridas mudou completamente, como já mencionei.

E você? Qual é, agora que o ano está terminando e as provas diminuem, qual é o motivador que utiliza para se manter nas corridas? Fala aí ! Dê seu comentário!

Boas passadas.

Nenhum comentário: