quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PREVISÃO PARA A PAMPULHA - TEMPO CHUVOSO E MUITA CORRERIA

E aí, corredor?!

Está chegando o dia de correr mais uma Volta da Pampulha, a charmosa e tradicional corrida de 18 km que acontece em Belo Horizonte sempre no primeiro domingo dos mês de dezembro. E que reúne cada vez mais corredores.

A prova é patrocinada pela Rede Globo, e isso atrai muita gente. Além do que é uma corrida internacional, o que é garantia certa da presença de algum queniano para ganhar a corrida. É, por que até na Corrida da Caixa em Brasília os caras estavam lá, levando o prêmio de 1º lugar dos brasileiros. Até mesmo em corridas de 10 km eles estão entrando e vencendo.

Mas, para nós amadores é até um orgulho poder estar correndo a mesma prova que eles. Muitas vezes nem vemos os medalhões, mas só de saber já é legal. O que importa para nós mesmo é estar correndo, e em uma das provas mais tradicionais e disputadas do país.

A Volta da Pampulha tem uma excelente organização e uma boa participação de público. O calor da torcida externa chega a ser maior que no Rio de Janeiro. O pessoal apóia mesmo, e isso faz a diferença. Afora isso, correr pela Lagoa e no charmoso bairro da capital mineira é muito gostoso. Não me lembro em nenhum ocasião de ter corrido sem apoio de muita água. A cada 3k tem, junto com banheiros e um pórtico marcando a quilometragem, sendo que em alguns sai aquele jatinho de vapor d'água para nos refrescar.

Outra característica interessante da Volta da Pampulha é que em todo o trajeto corremos ao lado de muitos corredores, por que a pista não é larga e dá a volta na Lagoa. Em alguns trechos podemos ver a massa de corredores atrás e na nossa frente. Uma imagem que sempre me emociona em qualquer corrida.

Como já mencionei, é a minha 3ª Volta da Pampulha. Como moro em Brasília, é uma prova que fica mais em conta ir fora da minha cidade, e mais tranquilo em relação ao tempo, isso por que BH é perto de Brasília, o que facilita a viagem.

Mas tenho um carinho especial por essa prova. Foi minha primeira corrida de mais de 10k, e que me abriu as portas para a Maratona, que realizei este ano no Rio de Janeiro. Além disso, só depois dela me senti credenciado para enfrentar as meias maratonas também.

Espero que, no dia, não tenhamos chuva, apesar da previsão do tempo para a cidade mostrar justamente o contrário e, pelos anos anteriores, ter certeza de clima chuvoso. Em 2008 corremos com o tempo nublado e uma garoa. Ano passado, fomos recebidos por um verdadeiro temporal que alagou todo o percurso. Se tiver que chover, que seja a garoa. Aí, até ajuda.

Mas, faça chuva ou faça sol, lá estaremos nós, somando mais estes 18 km em nosso currículo de corredores amadores.

Boas passadas.

Um comentário:

Aline disse...

Uhuuuuuuuu!!!!!!
Tá chegando!!!!
Gostei do alto astral!!!
Faça chuva ou faça sol, 18 km no melhor estilo mineirinho...na manha... vamos nóssss!!!!!!!!!! :)